Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Região Norte: Sistemas isolados deixam 215 mil pessoas desconectadas do SIN no Acre

Publicado em

No Acre, existem sete localidades com aproximadamente 215 mil pessoas que estão fora do Sistema Interligado Nacional (SIN), de acordo com o Ministério das Minas e Energia. Essas localidades estão em áreas isoladas, onde não há conexão com a rede elétrica nacional. Atualmente, cerca de 3 milhões de pessoas em todo o país são atendidas por sistemas térmicos para fornecimento de energia elétrica.

Recentemente, o Ministério lançou o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), que permite visualizar a extensão desses sistemas em um único lugar. Os dados foram enviados pelas distribuidoras responsáveis pelos sistemas isolados e compilados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) durante o ciclo de planejamento.

A maioria dos sistemas isolados está localizada no estado do Amazonas, com 97 localidades atendendo mais de 284 mil unidades consumidoras. Em seguida, está o estado de Roraima, com 58 sistemas isolados e 162 mil unidades consumidoras. A capital Boa Vista é o maior sistema isolado em operação atualmente.

Continua depois da publicidade

Além disso, os estados do Pará, Rondônia, Acre, Amapá e Pernambuco também possuem sistemas isolados, atendendo mais de 100 mil unidades consumidoras. A plataforma também revela o impacto desses sistemas, mostrando as perdas de energia em cada região, que variam de 3% a 80% em alguns municípios do Amazonas.

O Ministério das Minas e Energia prevê que, com a interligação das comunidades isoladas ao SIN, planejada para 2024 e nos próximos anos, haverá uma redução no uso de energia térmica nos estados de Roraima, Amazonas e Pará, o que resultará em uma diminuição nos custos de fornecimento de energia elétrica. Segundo estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), essa interligação inicialmente poderá reduzir os custos de operação das usinas termelétricas locais em cerca de R$ 200 milhões por ano.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress