GERAL
Indicador da Serasa Experian mostra queda de 11,7% na busca por crédito no Acre
Em janeiro de 2024, foi observada uma queda significativa de 11,7% na busca por crédito pelos habitantes do Acre. Em âmbito nacional, a redução foi de 5,7%. Os dados, recentemente divulgados pela Serasa Experian, revelam que a menor retração foi entre aqueles com renda mensal de R$ 1.000 a R$ 5 mil, com uma queda de 5,4%.
Apenas os estados do Amapá (com crescimento de 9,2%), Alagoas (0,6%) e Roraima (0,4%) apresentaram um aumento positivo na procura dos consumidores por crédito durante o mês de janeiro.
Além disso, o indicador aponta que todas as regiões do país registraram declínio na busca por recursos financeiros ao longo de 2023, com destaques para o Distrito Federal (17,7%), Amapá (-17,5%) e Rio de Janeiro (-17,0%). Apenas Santa Catarina ficou abaixo dos 3% de retração.
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir de uma amostra representativa de CPFs consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados em transações que envolvem alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições financeiras ou empresas não financeiras é transformada em um índice (média de 2008 = 100). Este indicador é segmentado por região geográfica e por faixa de renda mensal.