CIDADES
Enchente no Rio Juruá: 9 escolas abrigam famílias atingidas em Cruzeiro do Sul
No município de Cruzeiro do Sul, a enchente do Rio Juruá tem causado impactos significativos, afetando diretamente milhares de pessoas em diversos bairros e comunidades rurais. Nesta sexta-feira, dia 8, o nível do rio atingiu a marca de 14,03 metros, registrando um aumento de apenas 5 centímetros nas últimas 24 horas. Embora a subida esteja ocorrendo de forma mais lenta, a situação continua preocupante.
Diante desse cenário desafiador, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul tem se empenhado em oferecer abrigo e assistência às famílias atingidas. Até o momento, foram montados nove abrigos municipais, que já acolhem 78 famílias, totalizando 318 pessoas. No entanto, devido à lotação das seis escolas municipais utilizadas como abrigos, foi necessário buscar parceria com o Governo do Estado.
Com a colaboração do Governo, três unidades de ensino da rede estadual – Craveiro Costa, Madre Adelgundes Becker e Flordoardo Cabral – foram disponibilizadas para receber as famílias afetadas pela enchente. Essas escolas, por serem maiores, oferecem mais espaço e conforto para abrigar as famílias nesse momento delicado.
A prefeitura tem adotado a medida de alocar uma família em cada sala de aula, visando proporcionar maior privacidade e bem-estar. Desde o início da gestão do prefeito Zequinha Lima, essa abordagem tem sido implementada para que as famílias se sintam acolhidas e confortáveis, como se estivessem em seu próprio lar. Além disso, todas as famílias que foram encaminhadas para as escolas receberam um kit de limpeza e orientações para cuidarem do espaço que estão ocupando até que a situação se normalize.
É importante ressaltar que, para aqueles que ainda se encontram em áreas alagadas e necessitam de remoção, é fundamental acionar os bombeiros pelo número 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 999464079.