ESPORTES
Em jogaço com polêmica do VAR, Vasco e Nova Iguaçu empatam no Maracanã
Em jogaço que teve mais de 40 finalizações e cinco bolas na trave, Vasco e Nova Iguaçu empataram por 1 a 1 neste domingo (10), pela ida das semifinais do Campeonato Carioca. Xandinho e Lucas Piton, ambos no segundo tempo, anotaram os gols diante de um Maracanã com mais de 60 mil torcedores cruz-maltinos.
Por ter feito melhor campanha que o Cruz-Maltino na Taça Guanabara (ficou em segundo lugar), o Orgulho da Baixada tem a vantagem de dois empates ou dois resultados com mesmo saldo (uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols). Assim, o Cruz-Maltino precisará vencer o segundo jogo para avançar à final do Estadual.
Boa etapa inicial, mesmo sem gols
O Vasco esteve próximo de balançar a rede na primeira etapa, com Clayton e Lucas Piton, que obrigaram o goleiro Fabrício Santana a fazer boas defesas. Entretanto, foram do Nova Iguaçu as melhores oportunidades e o maior controle das ações. Yan Silva e Yago carimbaram a trave, assim como Léo Jardim precisou salvar o Cruz-Maltino em outras investidas do rival. Uma delas em finalização perigosa de Carlinhos. A torcida vascaína não gostou do que viu e vaiou o time na saída do atletas para o intervalo.
VAR protagonista
Logo aos quatro minutos, Carlinhos recebeu cara a cara com o goleiro e acertou a trave. Xandinho pegou a sobra e chutou duas vezes para balançar a rede, mas o assistente apontou impedimento no primeiro lance. O VAR traçou as linhas para saber em lance bem ajustado e, após revisão, confirmou o golaço de calcanhar.
O Vasco não se abateu e foi para cima. Puma cruzou na segunda trave para Payet cabecear atrapalhado para defesa do goleiro. Com espaços, o Nova Iguaçu desperdiçou chance inacreditável aos 16, quando Maicon fez linda arrancada e deixou Carlinhos na cara do gol. Mas o chute de cavadinha parou em Léo Jardim. Payet voltou a aparecer, desferindo uma bomba de primeira para defesaça de Fabricio Santana – a bola ainda explodiu no travessão. Os visitantes poderiam ter marcado pouco depois com Igor Fraga e Carlinhos, mas ambos pararam em Léo Jardim.
De tanto insistir, o Cruz-Maltino finalmente chegou ao empate. Aos 33, Payet cobrou falta para a área, Sforza cabeceou para o meio, e Piton concluiu de cabeça para empatar o jogo no Maracanã e levar a torcida ao delírio. Payet quase virou após fazer grande jogada na entrada da área, abrir espaço e finalizar na trave. O time da Baixada voltou a ter excelentes oportunidades. Primeiro, Carlinhos ficou cara a cara com Léo Jardim de novo, chutando para outra defesa. Depois, Bill ganhou de Medel na área e mandou um chutaço para novo milagre do goleiro vascaíno.
Uma confusão generalizada entre os jogadores resultou nas expulsões de Mateus Carvalho e Fernandinho, aos 50 minutos. Payet ainda teve uma última chance antes do apito final.
VASCO 1X1 NOVA IGUAÇU
Campeonato Carioca-2024 – Semifinal – Jogo de ida
Data: 10/03/2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público e Renda:
VASCO: Léo Jardim; João Victor, Medel e Léo (Adson, 12’/2ºT); Paulo Henrique (Puma Rodríguez, intervalo), Zé Gabriel (Sforza, intervalo), Galdames (Mateus Carvalho, intervalo), Payet e Lucas Piton; Clayton (David, 18’/2ºT) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
NOVA IGUAÇU: Fabrício Santana; Yan Silva, Gabriel Pinheiro, Sérgio Raphael e Maycon Esquerdinha; Igor Fraga, Albert, Bill, Yago Ferreira e Xandinho; Carlinhos. Técnico: Carlos Vitor
Gols: Xandinho, 7’/2ºT (0-1); Piton, 33’/2ºT (1-1)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Gustavo Mota Correia e Daniel de Oliveira Alves Pereira
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Cartões Amarelos: João Victor (VAS); Sérgio Raphael, Igor Fraga (NIG)
Cartão Vermelho: Mateus Carvalho (VAS); Fernandinho (NIG)