RIO BRANCO
Taxa de mortes violentas no Acre cai 5% em comparação a 2022, revela relatório
O Acre, no ano passado, registrou uma queda de 5% no número de mortes violentas em comparação a 2022, de acordo com o Monitor da Violência, uma ferramenta desenvolvida pelo portal G1 em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
De acordo com os dados divulgados recentemente, especificamente nesta terça-feira (12), o estado do Acre registrou um total de 216 crimes violentos ao longo do ano de 2022. Esses crimes englobam diferentes categorias, como homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Essas estatísticas são um reflexo preocupante da violência presente na região e evidenciam a importância de buscar soluções efetivas para combater e prevenir tais ocorrências.
Apesar da redução no número de mortes violentas no Acre, é importante ressaltar que a taxa de assassinatos ainda é consideravelmente alta. Estima-se que haja cerca de 24 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, superando a média nacional de 19,4.
Essa diminuição no número de mortes violentas segue uma tendência nacional, conforme apontado pela ferramenta. Dos 27 estados do país, 21 apresentaram redução no índice de assassinatos. Por outro lado, os estados do Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão registraram aumento, enquanto o Ceará se manteve estável.