Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Professor MC usa funk para ensinar regras de português em escola de SP

Publicado em

O professor Anderson Ribeiro, 31 anos, virou celebridade no bairro em que mora, o Jardim Varginha, no Grajaú, zona sul de São Paulo. “Por onde eu passo, todo mundo me conhece. Ficam ‘professor, professor’. Tem uns que pedem para tirar foto”, conta o educador, orgulhoso.

O reconhecimento veio depois que um vídeo de Anderson viralizou nas redes sociais e atingiu mais de 1 milhão de visualizações no Instagram. A cena, gravada por um aluno, mostra o docente cantando uma paródia do funk “Let’s Go 4” para ensinar gramática aos estudantes.

Na versão adaptada, o educador substitui a letra original por versos que explicam as classes de palavras e ajudam os alunos a identificarem o que é, por exemplo, um artigo, uma interjeição e um substantivo. Os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro fazem coro no vídeo e cantam animados a paródia escrita por Anderson.

Continua depois da publicidade

Aquela não foi a primeira vez que o professor de português usou uma música para explicar conteúdos aos estudantes. Em 2023, o educador compôs uma canção para ensinar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

O vídeo desta aula, também publicado por ele nas redes sociais, chamou a atenção de MC Hariel, funkeiro com mais de 11 milhões de ouvintes mensais no Spotify. “Parabéns, MC ou professor. Duas profissões de respeito e você está exercendo as duas com excelência. Bons frutos virão, muita fé”, comentou o músico na publicação.

Anderson diz que a utilização das canções em sala de aula é “natural”, já que ele também é um artista independente.

“Eu faço rap desde os meus 13 anos, tenho uma carreira na música em paralelo à área da educação. E eu percebo que é uma linguagem que comunica bastante com os adolescentes, com as crianças da periferia”, conta o professor.

Conhecido no mundo da música como rapper MN MC, Anderson diz que decidiu transformar os conteúdos em letras de funk porque percebeu que o ritmo musical era mais popular entre os alunos.

O docente conta que tinha dificuldades em assimilar as regras gramaticais na época em que era estudante e diz que a música é uma forma de facilitar o entendimento de temas mais complexos no dia a dia da sala de aula. “Primeiro eu explico, contextualizo, e depois a gente ensaia a letra e canta a música.”

Continua depois da publicidade

Desde que publicou os vídeos com as composições que ensinam português, ele tem recebido mensagens de colegas pedindo para reproduzir as músicas em suas turmas. Na quarta-feira (13/3), o professor disponibilizou o áudio da música “Português, baby”, do vídeo com mais de 1 milhão de acessos, nas plataformas de streaming.

Agora, o educador, que ficou conhecido na escola como “MC Professor”, diz que pretende criar um álbum com músicas que ensinam regras de português.

“Já fiz mais duas músicas. Uma delas é explicando a diferença entre frase, oração e período, e uma outra sobre sílaba tônica, quando separa, o que é hiato, ditongo. Pensei em fazer umas 10 faixas. Cada uma vai explicar uma regra da língua portuguesa de uma forma diferente”, diz o professor.

O nome do projeto, conta Anderson, deverá ser “A arte e a educação vão salvar nosso mundo”.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress