POLÍCIA
Professor MC usa funk para ensinar regras de português em escola de SP
O professor Anderson Ribeiro, 31 anos, virou celebridade no bairro em que mora, o Jardim Varginha, no Grajaú, zona sul de São Paulo. “Por onde eu passo, todo mundo me conhece. Ficam ‘professor, professor’. Tem uns que pedem para tirar foto”, conta o educador, orgulhoso.
O reconhecimento veio depois que um vídeo de Anderson viralizou nas redes sociais e atingiu mais de 1 milhão de visualizações no Instagram. A cena, gravada por um aluno, mostra o docente cantando uma paródia do funk “Let’s Go 4” para ensinar gramática aos estudantes.
Na versão adaptada, o educador substitui a letra original por versos que explicam as classes de palavras e ajudam os alunos a identificarem o que é, por exemplo, um artigo, uma interjeição e um substantivo. Os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro fazem coro no vídeo e cantam animados a paródia escrita por Anderson.
Aquela não foi a primeira vez que o professor de português usou uma música para explicar conteúdos aos estudantes. Em 2023, o educador compôs uma canção para ensinar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
O vídeo desta aula, também publicado por ele nas redes sociais, chamou a atenção de MC Hariel, funkeiro com mais de 11 milhões de ouvintes mensais no Spotify. “Parabéns, MC ou professor. Duas profissões de respeito e você está exercendo as duas com excelência. Bons frutos virão, muita fé”, comentou o músico na publicação.
Anderson diz que a utilização das canções em sala de aula é “natural”, já que ele também é um artista independente.
“Eu faço rap desde os meus 13 anos, tenho uma carreira na música em paralelo à área da educação. E eu percebo que é uma linguagem que comunica bastante com os adolescentes, com as crianças da periferia”, conta o professor.
Conhecido no mundo da música como rapper MN MC, Anderson diz que decidiu transformar os conteúdos em letras de funk porque percebeu que o ritmo musical era mais popular entre os alunos.
O docente conta que tinha dificuldades em assimilar as regras gramaticais na época em que era estudante e diz que a música é uma forma de facilitar o entendimento de temas mais complexos no dia a dia da sala de aula. “Primeiro eu explico, contextualizo, e depois a gente ensaia a letra e canta a música.”
Desde que publicou os vídeos com as composições que ensinam português, ele tem recebido mensagens de colegas pedindo para reproduzir as músicas em suas turmas. Na quarta-feira (13/3), o professor disponibilizou o áudio da música “Português, baby”, do vídeo com mais de 1 milhão de acessos, nas plataformas de streaming.
Agora, o educador, que ficou conhecido na escola como “MC Professor”, diz que pretende criar um álbum com músicas que ensinam regras de português.
“Já fiz mais duas músicas. Uma delas é explicando a diferença entre frase, oração e período, e uma outra sobre sílaba tônica, quando separa, o que é hiato, ditongo. Pensei em fazer umas 10 faixas. Cada uma vai explicar uma regra da língua portuguesa de uma forma diferente”, diz o professor.
O nome do projeto, conta Anderson, deverá ser “A arte e a educação vão salvar nosso mundo”.