Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

Morre Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, aos 83 anos

Publicado em

Dono da Livraria Cultura, o livreiro Pedro Herz morreu aos 83 anos na madrugada desta terça-feira, 19, em São Paulo. A informação foi confirmada por sua família por meio de nota publicada no Instagram oficial da livraria.

“Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além”, diz a nota.

A família também agradeceu o carinho de todos.

Continua depois da publicidade

“Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou. Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências”,  continua o texto.

Ao Estadão, Sérgio Herz, filho de Pedro e atual CEO da Cultura, informou que o pai sofreu um ataque cardíaco fulminante. O velório acontecerá nesta quarta-feira, 20, às 10h, no Cemitério Israelita do Butantã. O sepultamento será às 12h.

Trajetória e livraria

Em seu livro “O Livreiro”, publicado em 2017 pela Editora Planeta, Pedro Herz relata sua vida vinculada à Livraria Cultura desde a chegada de sua família ao Brasil, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Inicialmente focada em livros importados, o estabelecimento passou a comercializar obras nacionais após sua mãe, Eva, introduzi-las pouco a pouco.

A primeira loja foi aberta na Rua Augusta. Depois, Pedro tornou-se sócio e, juntos, expandiram para o Conjunto Nacional, tornando-se um ponto de encontro para influentes da época, mesmo durante a ditadura militar.

A livraria cresceu e se tornou uma atração na Avenida Paulista, mas enfrentou dificuldades nos anos 2000, culminando em um pedido de recuperação judicial em 2018, devido a uma dívida de R$ 285,4 milhões.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a reabertura da loja após decisões judiciais, a Cultura continua enfrentando desafios legais e financeiros, incluindo uma ordem de despejo autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça em fevereiro de 2024. Por enquanto, a livraria segue operando normalmente.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress