POLÍCIA
Polícia Penal apreende maconha escondida em tubos de linhas que seriam levadas para detento no FOC
Na presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, existem vários programas disponíveis para os detentos, a maioria contribuindo para a remissão das penas. Nem todos os detentos podem participar, pois é necessário obedecer a alguns requisitos.
Alguns detentos participam do programa de aprendizado e produção de artesanatos, onde o material utilizado para a fabricação dos artesanatos é levado pela família para a prisão.
Na tarde desta terça-feira, 16, durante a entrega desse material, uma mulher, familiar de um detento, acabou sendo detida. Neste caso específico, eram dois tubos de linha para a fabricação de artesanatos, mas os policiais penais acharam estranho o peso do produto, tendo em vista que eles já estão acostumados a receber esse tipo de material. Durante a verificação, eles conseguiram encontrar cerca de 330g de material entorpecente, aparentando ser maconha.
A familiar que foi levar o material recebeu voz de prisão em flagrante, e o detento, que iria receber o material, deverá passar por procedimentos para verificar se ele permanece ou não dentro do programa.
Os programas sociais que existem dentro das prisões servem para remir as penas dos detentos, ou seja, a cada dia trabalhado, ou o produto confeccionado e vendido, ele pode ter a diminuição de dias da sua pena, contribuindo para que ele passe o menor tempo possível dentro da prisão. Porém, quando acontece a quebra dos requisitos necessários, como foi neste caso, o tráfico de entorpecentes, esse preso perde o direito de participar dos programas.