GERAL
IDAF intensifica campanha de vacinação contra brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) está empenhado em destacar a importância vital da vacinação contra a brucelose, uma doença conhecida por causar aborto infeccioso em fêmeas bovinas e bubalinas em idade reprodutiva.
Neste mês de abril, o IDAF deu início à sua campanha de vacinação, visando proteger o rebanho e prevenir a propagação dessa enfermidade. No Brasil, as vacinas B-19 ou RB-51 são as indicadas para prevenção, sendo obrigatórias para bezerras com idade entre 3 e 8 meses. É fundamental que os produtores rurais busquem a orientação de um médico veterinário cadastrado pelo Serviço Veterinário Estadual ou de um agente vacinador credenciado para realizar a imunização e registrar as informações no sistema do IDAF.
Apesar das medidas de fiscalização em vigor, no Acre ainda é observada uma taxa significativa de contaminação, atingindo em média 8% das vacas. O IDAF ressalta que os produtores que deixarem de vacinar suas fêmeas dentro do prazo estabelecido estarão sujeitos a infrações e penalidades conforme determinado pelo órgão.
You must be logged in to post a comment Login