POLÍCIA
Ônibus em estado deplorável expõe problemas no transporte coletivo de Rio Branco
A situação precária do transporte coletivo em Rio Branco, capital do Acre, vem sendo evidenciada em imagens chocantes registradas por uma usuária da linha IFAC/UFAC na última sexta-feira, 3. O vídeo mostra um ônibus completamente destruído por dentro, com poltronas quebradas, pedaços de ferro expostos e a estrutura danificada.
Vânia Pereira, a autora do vídeo, revela que essa não é uma situação incomum para os usuários da linha. “Infelizmente, essa é a realidade que enfrentamos constantemente. Além das condições deploráveis, os ônibus costumam quebrar com frequência, o que dificulta a vida de estudantes e trabalhadores. É uma situação completamente insalubre”, lamenta Vânia.
Curiosamente, as imagens foram capturadas na mesma semana em que a prefeitura anunciou a chegada de um ônibus elétrico na cidade, trazendo a perspectiva de um avanço no transporte coletivo em Rio Branco.
Diante da denúncia, Clendes Vilas Boas, superintendente da RBTrans (órgão responsável pela fiscalização do transporte público em Rio Branco), foi abordado em busca de um posicionamento. Segundo Vilas Boas, a empresa responsável pelo ônibus será notificada, mas ele afirma que os danos estão sendo causados por vândalos.
“Estamos tomando as devidas providências e notificando a empresa em questão. Porém, é importante ressaltar que parte desses danos é resultado de atos de vandalismo. Infelizmente, temos identificado vândalos que deliberadamente danificam as poltronas para causar um impacto negativo no transporte público”, revela Vilas Boas.