MUNDO
Blue Origen, de Bezos, faz 1º voo espacial tripulado em quase 2 anos
A Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, reeiniciu os voos de turismo espacial neste domingo (19/5), às 11h36, no horário de Brasília. O último voo tripulado do empreendimento do bilionário foi em agosto de 2022.
A missão, batizada de NS-25, foi formada por seis pessoas e transmitida ao vivo. A nave New Shepard sobrevoou o espaço sideral por cerca de 10 minutos.
Em setembro de 2022, um acidente foi o pontapé inicial para a pausa nas operações da empresa. Na época, um foguete da Blue Origin caiu devido a uma falha técnica logo após o lançamento. A nave não estava tripulada e não houve feridos.
O último voo da empresa ocorreu em dezembro de 2023, levando experimentos científicos por meio da missão NS-24. Nenhuma pessoa estava a bordo.
Voo suborbital
A Blue Origin planeja realizar um voo suborbital. A ideia é fazer a nave superar a Linha de Kárman, a 100 km de altitude, considerada o início do espaço.
Os tripulantes poderão experimentar a sensação de gravidade 0. Essa missão marca o 25° lançamento da Blue Origin e o 7° com tripulantes.
Quem são os passageiros:
- Ed Dwight, primeiro negro a ter se candidatado a uma vaga como astronauta nos EUA;
- Mason Angel, Sylvain Chiron e Kenneth L. Hess, empresários;
- Carol Schaller, uma contadora aposentada;
- Gopi Thotakura, piloto de aviões.