CIDADES
Tubulação rompeu após motorista tirar cone e invadir área interditada
Moradores e comerciantes que presenciaram, na noite dessa quarta-feira (5/6), dois carros sendo “engolidos” por um buraco em uma obra no asfalto no Setor de Garagem e Concessionária de Veículos Sul (SGCV), região do Guará, contam que o incidente ocorreu devido a uma irregularidade cometida pelos donos dos veículos. Havia cones interditando o local, e o primeiro motorista ultrapassou a barreira, provocando o rompimento da tubulação.
Os dois carros envolvidos no acidente são um Peugeot 208 e um Mitsubishi L200 Triton. Testemunhas contam que o motorista do primeiro carro desceu do veículo, tirou um cone de lugar e ultrapassou a barreira montada pela construtora responsável pela obra. Neste momento, o automóvel caiu em um trecho do asfalto que não está pronto para receber veículos e a tubulação se rompeu.
O cozinheiro Nonato Vieira, 31 anos, conta que a Mitsubishi chegou depois, para auxiliar o motorista do Peugeot, mas não conseguiu. “Acho que esse segundo carro veio para tentar puxar, mas não conseguiu”, comenta o funcionário.
Já na madrugada desta quinta-feira (06/05), os motoristas conseguiram retirar os veículos por meios próprios.
A obra é de responsabilidade da empresa privada Basevi Construtora, que não havia respondido aos contatos da reportagem até a última atualização deste texto. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirmou, em nota, que fez os reparos necessários após o incidente, e que acionará judicialmente a Basevi. “A Caesb pede aos moradores desculpas pelos transtornos causados pela construtora Basevi à rede pública”, finaliza o órgão.
O Metrópoles não conseguiu encontrar os motoristas dos carros que caíram na cratera aberta na rua.