Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Mudanças Climáticas: saída do El Niño e chegada da La Niña, alerta Inmet

Publicado em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que a segunda semana de junho será marcada por chuvas nas regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil. De acordo com o Inmet, as previsões indicam pancadas de chuva que podem superar os 60 mm nas regiões Norte e Nordeste, e 70 mm no Sul. Este padrão climático marca o fim do fenômeno El Niño, com a previsão de início do La Niña no próximo mês.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva são esperados no noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima e áreas do leste do Amapá, com possibilidade de acumulados acima de 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 40 mm. No Nordeste, são esperadas pancadas de chuva na faixa leste, com acumulados acima de 60 mm, enquanto na faixa norte da região são previstas chuvas com menores acumulados, e no interior pode ocorrer tempo quente e seco. Na Região Sul, as previsões apontam para chuvas concentradas nos estados do Paraná e Santa Catarina.

O fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, influenciou significativamente as condições climáticas no período de junho de 2023 a abril de 2024. O aumento das áreas de seca na Região Norte e as áreas com seca moderada a extrema desaparecendo gradualmente na Região Sul foram algumas das consequências observadas. Além disso, o El Niño contribuiu para eventos de inundação de excepcional magnitude em maio, caracterizando o maior desastre já ocorrido no Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

No entanto, segundo o boletim recente do Inmet, as condições atuais indicam o fim do El Niño e a chegada do La Niña. O La Niña é marcado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico e há uma probabilidade de 69% da formação deste fenômeno a partir do segundo semestre de 2024 (julho-agosto-setembro), de acordo com projeções estendidas do International Research Institute for Climate and Society (IRI).

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress