GERAL
Acordo alcançado: Ifac suspende greve e campi preparam-se para retomar atividades
Após intensa mobilização nacional das instituições federais de educação pelo encerramento da greve, o Instituto Federal do Acre (Ifac) decidiu seguir o movimento e encerrar os protestos, em contraste com a postura adotada pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
A decisão foi tomada na tarde de quinta-feira (27) e formalizada por meio da assinatura de um termo de acordo com o Governo Federal. Os servidores do Ifac estavam em greve desde o dia 5 de abril.
Os seis campi da instituição estão programados para retomar suas atividades normais em breve, juntamente com a reitoria. Em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a paralisação já havia sido encerrada nos dias 14 e 21 deste mês, respectivamente. Enquanto em Rio Branco, Baixada do Sul/Transacreana, Xapuri, Sena Madureira e na reitoria, o retorno está previsto para a próxima segunda-feira (1º).
A diretora executiva do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) no Acre, Arielly Ribeiro, compartilhou detalhes sobre a volta às atividades.
“Com a assinatura do termo de acordo, a rede federal de ensino suspendeu o estado de greve. No Ifac, retomamos nossas atividades no dia primeiro. As propostas foram negociadas entre as entidades e o governo, resultando em conquistas significativas”, explicou.
A diretora também esclareceu os termos acordados que foram aceitos pela categoria, incluindo: reajuste de 9% para os técnicos administrativos em 2025 e 5% em 2026; aumento de 9% e 3,5% para os docentes nos mesmos anos; reconhecimento de saberes e competências para os técnicos administrativos; revogação da portaria 983/2020; e reestruturação parcial das carreiras.