RIO BRANCO
Crise Hídrica: chuvas no Alto Acre aliviam, mas nível do rio permanece crítico
No Alto Acre, as chuvas recentes tiveram um impacto significativo no nível do Rio Acre, fazendo-o subir três centímetros em Rio Branco. Mesmo com essa elevação, o manancial continua muito abaixo do esperado para o período. De acordo com a medição da Defesa Civil, neste domingo, 30 de junho, o rio apresenta um nível de 1,81m, representando um acréscimo de três centímetros em relação ao dia anterior.
Apesar do aumento registrado, a situação segue preocupante devido ao cenário extremamente crítico em que se encontra. O nível atual é considerado muito baixo para esta época do ano, que marca apenas o início do verão amazônico.
Durante a última noite do Festival da Macaxeira, o prefeito de Rio Branco abordou uma das principais questões decorrentes do baixo nível do rio: o abastecimento de água. Em suas palavras: ‘Estamos atentos e buscando soluções, como o estudo de análise de solo em andamento, que indicará nossa capacidade de explorar água subterrânea. Não podemos depender exclusivamente do Rio Acre, especialmente durante esse período de seca’, ressaltou.
Diante da escassez de recursos hídricos provocada pela seca e pelo baixo nível do rio, a prefeitura declarou estado de emergência nesta semana para lidar com essa situação desafiadora.