Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

MORRE TOBIAS, GOLEIRO HISTÓRICO DO CORINTHIANS E HERÓI DE UMA GERAÇÃO NO PARQUE SÃO JORGE

Publicado em

O corinthiano está de luto. Aos 75 anos, Tobias, goleiro do Timão na década de 70, faleceu neste sábado por conta de uma insuficiência respiratória. O corpo será velado em Agudos, cidade em São Paulo onde encontra-se a família do ex-jogador.

O ídolo alvinegro foi o titular da posição nas históricas jornadas do clube em 1976, na invasão corinthiana no Rio de Janeiro, e em 1977, no título paulista que encerrou um jejum de 23 anos. O clube prestou uma nota de pesar.

“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com imenso pesar, o falecimento de Tobias, goleiro campeão paulista com o Timão no histórico título de 1977”, iniciou o Corinthians na nota. A causa da morte não foi divulgada.

Continua depois da publicidade

“Natural de Agudos, no interior de São Paulo, José Benedito Tobias atuou no Alvinegro entre 1975 e 1978. Sua estreia no time ocorreu em outubro de 75, quando ajudou o Coringão a vencer o Moto Club por 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Quando ascendeu ao time titular, não mais saiu, até a metade da temporada 1978”, relembrou o clube – veja a publicação oficial abaixo.

Tobias é um dos grandes ídolos do clube na posição de goleiro

Meu Timão
Na passagem de 1976, o Corinthians chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro, desacreditado por muitos. Em jogo único, a equipe do Timão iria enfrentar o forte Fluminense de Rivellino nas adversidades do Rio de Janeiro.

A Fiel lotou o Maracanã e realizou o maior deslocamento de massa humana na história do futebol brasileiro, num episódio que ficou conhecido como “Invasão Corinthiana”. Vale lembrar que, sentindo-se em casa, a equipe alvinegra venceu o duelo nos pênaltis, mas acabou perdendo a final do torneio posteriormente.

Já em 1977, o Corinthians estava há 23 anos sem vencer um título expressivo e com um gol histórico de Basílio, o Timão derrotou a Ponte Preta para ser campeão. Tobias foi o goleiro titular daquele jogo e precisou fazer algumas defesas para salvar a equipe. Esse título é considerado por muitos corinthianos como um dos mais importantes da história do clube.

No geral, pelo Corinthians, Tobias realizou 125 jogos, sendo 118 destes como titular. Ele conquistou duas taças no clube do Parque São Jorge: o Paulista de 1977 e a Taça Governador do Estado, no mesmo ano.

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress