ESPORTES
Acre brilha no Norte: Paratletas garantem vagas no Campeonato Brasileiro de Bocha

Rio Branco, AC – A delegação acreana de bocha, composta por 26 paratletas, conquistou um resultado histórico no Campeonato Regional Norte da modalidade, realizado em Porto Velho (RO). Com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, os atletas garantiram vagas para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em dezembro, em São Paulo.
A competição, organizada pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), reuniu 40 atletas de diferentes estados da região Norte, e os acreanos demonstraram força e técnica, mostrando o alto nível do esporte paraolímpico no estado.
Ricardo Campos, medalhista de ouro na categoria paralisia cerebral, comemorou a conquista e a vaga no campeonato nacional. “Cada competição é especial, e conseguir ser campeão em Porto Velho e garantir vaga para o Brasileiro é algo incrível”, disse o atleta, que conta com o apoio da Prefeitura de Assis Brasil para seus treinos.
Emilson Farias, medalhista de prata, também garantiu vaga para o Brasileiro e destacou a importância do esporte em sua vida. “A bocha mudou minha vida, hoje vivo por ela. Agradeço à nossa equipe, ao governador e ao secretário de esporte pelo apoio que recebemos”, afirmou.
O governo do Acre, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Juventude (Saej), custeou o deslocamento da delegação para a competição. “É com grande satisfação que vemos nossos atletas alcançando resultados tão importantes. O apoio do governo é fundamental para o desenvolvimento do esporte paraolímpico no estado”, afirmou Rakel Thompson Abud, representante da Saej.
O secretário de Esporte, Ney Amorim, também celebrou o desempenho dos paratletas acreanos. “O governo tem investido e apoiado nossos atletas, especialmente os paralímpicos, para que participem de competições importantes. Ver a equipe trazer 12 medalhas, entre ouro, prata e bronze, é motivo de grande alegria”, destacou.
A conquista dos paratletas acreanos no Campeonato Regional Norte de Bocha demonstra o potencial do esporte paraolímpico no estado e a importância do investimento em políticas públicas que garantam o acesso e o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência.
Veja a classificação dos atletas
Rita de Cassia Albuquerque – APA
Bc 1
Medalha de Prata
Eduardo Alves – APA
BC1
Medalha de Ouro
Ricardo Campos – APA
Bc 3
Medalha de ouro
Emilson da Silva Farias – APA
BC 3
Medalha de Prata
Luis Costa – Capedac
BC4
Medalha de Bronze
2⁰ lugar premiação por equipe
Clube Associação Paradesportiva Acreana – APA
