Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

Polêmico, John Galliano deixará Maison Margiela após 10 anos na grife

Publicado em

Após 10 anos no comando criativo, John Galliano está de saída da Maison Margiela. Conhecido por uma visão ousada e teatral, o estilista britânico optou por não renovar o contrato com a grife francesa. Agora, há uma série de especulações na indústria fashion sobre o futuro da marca e da carreira do designer.

Vem saber mais!

Estrop/Getty ImagesNa imagem com cor, fotos do desfile de Alta-Costura da grife Maison Margiela - Metrópoles
Galliano foi para a Maison Margiela após conturbada saída da Dior, em 2011

As coleções assinadas por Galliano ao longo da última década colocaram a Maison Margiela de volta aos holofotes, além de terem obtido bons números no mercado. O compilado de primavera/verão 2024 para a alta-costura, apresentado em janeiro deste ano, é considerado um dos pontos altos da trajetória na marca, provando o sucesso da longa parceria.

Continua depois da publicidade

Atualmente, diferentes fontes da indústria afirmam que a decisão de sair da Margiela teria sido motivada pelo desejo de novos desafios. A especulação ganhou força com a exclusão de todas as publicações no perfil do Instagram do estilista, que acumula 1,6 milhão de seguidores.

Pierre Suu/Getty Imagesjohn galliano sai da maison margiela - metrópoles
A primavera/verão 2024 foi a última apresentação de alta-costura da Margiela com o designer
Pierre Suu/Getty Imagesjohn galliano sai da maison margiela - metrópoles
Teatralidade faz parte da estética do designer britânico, que deve ficar na direção criativa da marca francesa somente até o fim deste ano

Futuro de Galliano

A Maison Margiela ainda não se pronunciou oficialmente sobre a partida de Galliano. O futuro é especulado pelos admiradores da marca e do estilista. As apostas mais fortes apontam a Fendi como próxima casa, já que a marca nomeou recentemente um novo CEO, Pierre-Emmanuel Angeloglou, o que pode sinalizar uma mudança também na direção criativa.

Outro possível destino seria a Dior, grife na qual o designer trabalhou e se destacou entre 1996 e 2011. No entanto, o sucesso comercial da atual diretora, Maria Grazia Chiuri, e a conturbada saída de Galliano da marca francesa, após comentários nazistas e antissemitas, podem ser indícios negativos da volta da parceria.

A postura problemática poderia dificultar também a ida do britânico à Chanel, fundada e comandada por judeus. Um possível movimento, contudo, seria a chegada de Chiuri à Chanel, caso Galliano de fato retorne à Dior para a continuidade do trabalho após 14 anos.

Victor Boyko/Getty Imagesjohn galliano sai da maison margiela Pierre-Emmanuel Angeloglou - metrópoles
Pierre-Emmanuel Angeloglou, nomeado CEO da Fendi em junho deste ano

 

Derek Hudson/Getty ImagesNa imagem com cor, foto do designer John Galliano - metrópoles
Volta de Galliano à Dior é especulada

 

David M. Benett/Dave Benett/Getty Imagesjohn galliano sai da maison margiela - metrópoles
John Galliano e Anna Wintour, editora-chefe da Vogue

Não listada na programação oficial do Paris Fashion Week de primavera/verão 2025, a Margiela também enfrenta incertezas. O longo trabalho de Galliano deu uma nova cara à maison, e a escolha de um substituto deve definir qual caminho a grife seguirá a partir de agora: uma manutenção da visão extravagante do britânico ou uma nova abordagem nas coleções.

Propaganda
Advertisement