Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

PF destrói 100 mil pés de maconha em terra indígena no Pará

Publicado em

Belém, PA – Em uma operação de grande escala, a Polícia Federal (PF) destruiu cerca de 100 mil pés de maconha plantados na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no estado do Pará. A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup/PA), resultou na apreensão de 30 toneladas da droga, segundo estimativa da PF.

A operação, que mobilizou 40 policiais federais e dois helicópteros, ocorreu em uma área de cultivo que se estendia por municípios como Capitão Poço, Concórdia do Pará e Nova Esperança do Piriá, a cerca de 200 km de Belém, na região norte do Pará.

Continua depois da publicidade

Ao chegarem ao local, os agentes constataram que a área de cultivo estava desocupada. Apesar da ausência de suspeitos, a PF realizou a destruição da plantação, bem como de materiais, equipamentos e alimentos encontrados no local.

A ação da PF demonstra o compromisso da instituição no combate ao tráfico de drogas e na proteção das terras indígenas. A invasão e o cultivo de drogas em áreas indígenas representam uma grave ameaça à segurança e à cultura dos povos indígenas, além de contribuir para a criminalidade e a violência na região.

Continua depois da publicidade

A PF segue investigando o caso para identificar os responsáveis pela plantação e o destino da droga. A operação também serve como um alerta para a necessidade de ações conjuntas entre as forças de segurança, órgãos de proteção ambiental e lideranças indígenas para combater o desmatamento, a invasão de terras e o tráfico de drogas em áreas indígenas.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement