MUNDO
Prata em Tóquio e ‘paizão’: conheça o australiano que amputou parte do dedo para ir aos Jogos de Paris
Antes da Cerimônia de Abertura, Matt Dawson já é um dos grandes personagens dos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta do hóquei sobre a grama chamou a atenção com uma decisão inusitada e corajosa: ele amputou parte do dedo para ir ao evento.
Embora a medida tenha sido tomada em conjunto com um cirurgião e pensando também na vida pós-evento, o australiano de 30 anos precisou de coragem para estar na cidade-luz. O atleta quebrou o dedo anelar da mão direita poucos dias antes do embarque de sua equipe para a França e um tratamento “tradicional” não seria o suficiente para ele estar recuperado a tempo para a Olimpíada.
Sorte dos australianos. Dawson é peça importante para os Kookaburras e conquistou a medalha de prata nos Jogos de Tóquio. Na ocasião, a equipe perdeu para a Bélgica na final do torneio.
O comprometimento do rapaz não é apenas com o esporte. Em suas redes sociais, ele constantemente publica momentos com a esposa e o filho.
Quem comemorou a decisão do atleta foi Colin Batch, técnico do time australiano. Segundo brincou o comandante, Dawson deixou a situação complicada para jogadores que quebrarem o dedo no futuro.
“Ele certamente elevou o nível para qualquer um que quebre o dedo no futuro. Nota máxima para Matt. Ele tomou essa decisão e obviamente se comprometeu muito a jogar em Paris”, disse o técnico”, completou.
Com Dawson em ação, a Seleção Australiana de hóquei sobre a grama estreia em Paris contra a Argentina no dia 27 de julho. O grupo B do torneio ainda conta com Bélgica, Índia, Nova Zelândia e Irlanda.