Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Greve dos médicos no Acre começa nesta quarta-feira

Publicado em

Os médicos do Estado do Acre entrarão em greve a partir das 7 horas desta quarta-feira, 31, com uma concentração marcada na sede do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), localizada em Rio Branco. Durante o período de paralisação, somente os serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Pronto Socorro, serão mantidos em funcionamento.

Embora não descartem a possibilidade de manifestações em frente à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os médicos só realizarão tais mobilizações se houver necessidade de intensificar suas reivindicações.

A decisão de deflagrar a greve foi tomada durante a assembleia-geral extraordinária (AGE) convocada pelo Sindmed-AC na noite de terça-feira, dia 23, em razão da falta de avanços nas negociações com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Entre as demandas dos profissionais estão o pagamento dos adicionais pendentes, melhorias nas condições de trabalho, reforço na segurança e a apresentação da contraproposta do governo para o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR).

Continua depois da publicidade

Além da paralisação das atividades extras em todas as unidades do estado, os médicos também decidiram suspender os plantões adicionais, sendo considerado um ato ético por parte da categoria o cumprimento desta decisão colegiada.

“Não se trata simplesmente de um pedido por aumento salarial. Os médicos estão exigindo apenas o pagamento dos valores que lhes são devidos pelo governo. É lamentável retornarmos àquela época em que os salários eram constantemente atrasados pelo estado. Por isso, não recuaremos”, ressaltou Guilherme Pulici, presidente do Sindmed-AC.

Desde 2022, os médicos têm registrado reclamações no sindicato devido aos cortes sucessivos nas gratificações. Após tentativas anteriores de chegar a um acordo para restabelecer os pagamentos interrompidos, o governo voltou a reduzir parte das remunerações repetidamente, não deixando à categoria outra alternativa senão aderir à paralisação.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress