Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Romênia vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte para tentar reverter medalha perdida na ginástica

Publicado em

A Romênia está inconformada com a perda da medalha de bronze da ginasta Ana Barbosu para a norte-americana Jordan Chiles na final do solo, na segunda-feira, 5, que culminou com a medalha de ouro de Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Paris.

A Federação Romena de Ginástica anunciou nesta terça-feira, 6 que vai apresentar dois processos perante o Tribunal Arbitral do Esporte (ou Corte Arbitral do Esporte, o CAS), disse a presidente, Carmencita Constantin.

Como protesto, o primeiro-ministro do país, Marcel Ciolacu, anunciou que não vai participar da cerimônia de encerramento dos Jogos, no próximo domingo, 11. “Nossos atletas foram tratados de maneira totalmente desonrosa”, criticou ele, que classificou o episódio como uma “flagrante injustiça”.

Continua depois da publicidade

A ginasta romena Ana Barbosu foi a penúltima a se apresentar na final da ginástica solo, somou 13.700 e ficou na terceira colocação, atrás de Rebeca Andrade e Simone Biles. Na sequência, Jordan Chiles recebeu 13.666 de nota.

A romena já estava comemorando o pódio quando a ginasta norte-americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros aumentaram para 13.766. Com isso, Ana caiu para a quarta colocação e ficou arrasada ao perder o bronze.

A polêmica envolveu até mesmo o ícone da ginástica, Nadia Comaneci. A ex-ginasta, que tirou o primeiro 10 na história da modalidade, compartilhou vídeo da apresentação de Ana. As imagens mostram que a jovem não pisou fora da área do tablado e, por isso, não deveria ter sido penalizada com 0.1.

Veja no vídeo abaixo:

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress