Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Paris dá adeus a Olimpíada com ritmo lento, bronca em atletas e rapel de Tom Cruise

Publicado em

A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos é sempre um momento de confraternização, em que os atores principais, os atletas, são convidados a participar deste o começo. Sem formalidades, as delegações entram descontraídas e sem seguir nenhuma ordem. A delegação francesa aproveitou para fazer a festa com a torcida. O Brasil teve Ana Patrícia e Duda, ouro no vôlei de praia, como porta-bandeiras.

Após ousar na abertura, que pela primeira vez aconteceu fora de um estádio, a Olimpíada na capital francesa transformou o Stade de France, com capacidade para 80 mil pessoas, em um grande teatro para encerrar a edição de 2024. O público deve confundido o espaço realmente, já que ficou a maior parte do tempo em silêncio.

Thomas Jolly, diretor artístico francês, apostou em uma orquestra posicionada na linha central do estádio e muitos acrobatas para relembrar o passado da França e imaginar o futuro do país. A cerimônia ainda fez homenagens à Grécia, que deu origem aos Jogos Olímpicos, e projetou estátua da deusa grega Nike no estádio. A peça faz parte do coleção do Louvre, museu mais visita da capital francesa.

Continua depois da publicidade

Em ritmo lento, o espetáculo aproveitou a estrutura do Stade de France para abusar dos artistas suspensos no ar, teve até um piano e uma pianista flutuante. O primeiro frisson da plateia, no entanto, só veio mesmo quando os anéis olímpicos foram içados, acompanhados de uma queima de fogos.

Na sequência, a cerimônia entrou em um momento mais agitado com o show da banda francesa Phoenix. Neste momento, os atletas acabaram invadindo o palco e levaram uma bronca. O sistema de som do estádio pediu para que eles deixassem a estrutura e voltasse para o gramado.

A cantora belga Angèle, o rapper VannDa, do Camboja, e o DJ francês Kavinzki também colocaram o público para dançar. Foi o momento mais animado da cerimônia, que acontecia como uma grande peça de teatro francês.

Após a gafe envolvendo as delegações, o encerramento parece que enfrentou dificuldades para desmontar o palco das apresentações da banda. Com isso, as arquibancadas se divertiram com as performances dos atletas, que rodavam no chão.

Partiu, Los Angeles!

Na passagem de bastão para a cidade sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos, a ginasta norte-americana Simone Biles, que apareceu com o pé esquerdo imobilizado, recebeu a bandeira do COI enquanto HER cantou o hino dos EUA.

Continua depois da publicidade

Uma correria começou entre as delegações quando Tom Cruise apareceu no gramado após descer de rapel, todos queriam ficar perto do galã que subiu ao palco, pegou a bandeira de Biles e saiu em uma moto. Na sequência, o telão começou a rodar imagens gravadas do astro passeando por Paris até entrar em um avião e desembarcar em Los Angeles.

Após a bandeira ser carregada por vários anônimos, ela chegou a orla de Venice Beach para uma turma que acompanhava uma apresentação da banda Red Hot Chili Peppers, formada em Los Angeles. O show foi transmitido no telão do Stade de France. Se a expectativa era causar impacto no público na capital francesa, a ideia deu errado. O público começou a se retirar do estádio e não reagiu ao show dos rockeiros norte-americanos.

Em ritmo mais acelerado, as delegações e as aquibancadas começaram a esvaziar ainda mais quando começou a apresentação de Billie Eilish, que também aconteceu na famosa praia de LA.

Após ser figurinha carimbada durante várias competições em Paris, Snoop Dog apareceu no telão se apresentando diretamente dos Estados Unidos. Desta vez, o público esboçou uma pequena reação e chegou a dançar junto com o rapper. Parece que a versão olímpica dele aumentou sua popularidade.

Chama olímpica

O nadador francês Leon Marchand foi ovacionado quando entrou no Stade de France com a chama olímpica. O jovem de 22 anos ganhou quatro ouros e um bronze na edição dos Jogos em casa e foi o responsável por começar a cerimônia que apagou o fogo, que ficou aceso durante toda a edição na capital francesa. Thomas Bach, presidente do COI, introduziu o início do ciclo para Los Angeles.

Após a passagem de bastão para os Jogos Paralimpicos, que acontecem entre 28 de agosto e 8 de setembro, a cantora francesa Yseult faz sua apresentação para encerrar a noite.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress