CIDADES
Idosos do Ramal do Edimar sofrem com falta de energia e insulina em Porto Acre
No Ramal do Edimar, em Porto Acre, a realidade é preocupante para muitos idosos que sofrem de diabetes. Há quase três meses, esses moradores estão sem conseguir aplicar insulina, uma necessidade vital, devido à falta de energia elétrica que impossibilita o armazenamento adequado do medicamento. A situação se agravou ainda mais com a mudança do único morador que mantinha a insulina refrigerada para os vizinhos.
Na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, um grupo de familiares indignados se dirigiu à sede da Energisa em Rio Branco para exigir soluções. Com cartazes em mãos, eles destacaram que há quase uma década dezenas de pessoas na comunidade enfrentam a mesma situação. “Tem crianças e idosos que precisam de insulina diariamente e estamos sofrendo por não conseguir armazenar o medicamento”, lamenta Aldemir da Silva Lima, um dos moradores.
As famílias reivindicam a instalação de rede elétrica por meio do programa Luz Para Todos. No ano passado, uma equipe foi até o ramal e instalou 22 postes de energia, mas desde então não houve mais avanços. Atualmente, mais de 17 famílias vivem sem acesso à eletricidade, enfrentando dificuldades diárias: “A comida apodrece e não temos uma vida digna”, desabafa Aldemir.
A dificuldade é tanta que alguns moradores precisam caminhar quase uma hora para conseguir gelo e conservar alimentos. “Todo mês prometem colocar energia elétrica e nada acontece. Um dos idosos quase morreu por não conseguir aplicar insulina. Precisamos ficar correndo atrás de gelo. Colocaram postes perto da gente e não concluíram o serviço”, reclamam os residentes.
Em busca de solução, os moradores já procuraram o Ministério Público do Estado do Acre para denunciar a situação crítica.
A assessoria de imprensa da Energisa no Acre se manifestou sobre a situação: “Estamos entendendo as demandas dos moradores para alinhar expectativas. Recebemos os representantes hoje para ouvir suas reivindicações e reforçamos que a continuidade da obra está nos nossos planos.” Eles garantiram que o ramal em Porto Acre está na lista de prioridades.
Após a reunião com a empresa, os moradores afirmaram que a Energisa se comprometeu a retornar ao ramal no dia 2 de setembro. “Se não forem, vamos voltar a acampar aqui”, afirmaram com determinação.