MUNDO
Acordar cedo, ginástica e muito trabalho: Nasa relata rotina de astronautas presos no espaço
Os astronautas veteranos Butch Wilmore e Suni Williams, a bordo da Starliner, podem ficar presos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) por quase um ano, até fevereiro de 2025.
Isso porque uma série de problemas técnicos na espaçonave, principalmente no sistema de propulsão, colocaram em xeque a segurança do retorno à Terra.
Inicialmente prevista para durar apenas oito dias, a missão já se estende por meses. A Nasa, diante da situação, avalia a possibilidade de utilizar a Crew Dragon, da SpaceX, do bilionário Elon Musk, para resgatar os astronautas, caso a Starliner continue apresentando falhas.
Mas, enquanto a situação dos astronautas não se resolve, eles seguem uma rotina rigorosa no espaço.
Rotina matinal
Conforme reportagem do jornal britânico Daily Mail, a Nasa programa cuidadosamente cada minuto do dia dos astronautas — desde o momento em que acordam até o momento em que podem tirar uma única hora para atividades pessoais.
Butch e Suni seguem turnos de 15 horas de atividades, sendo duas horas de exercícios obrigatórios por dia.
Apesar de estarem a 480 km acima da Terra, as manhãs dos astronautas seguem uma rotina bastante “terráquea”. Ou seja, acordam cedo para trabalhar!
Pontualmente, às 6h, eles recebem um chamado do Controle da Missão na Terra. Em seguida, a equipe tem uma hora para o banho, escovar os dentes, usar o banheiro e se preparar para o trabalho do dia.
Agora você pode estar se perguntando, como tomam banho sem ajuda da gravidade? Segundo especialistas ouvidos pelo Daily Mail, em vez de usar o chuveiro, os astronautas se lavam usando dois panos: um molhado para lavar e um seco para enxaguar.
Para economizar água e evitar fazer sujeira, os astronautas lavam o cabelo com xampu sem enxágue, penteado com um pouco de água.
Escovar os dentes é bem parecido com o que seria feito na Terra, com a única diferença de que os astronautas precisam engolir a pasta de dente para evitar que ela voe para longe.
Para os astronautas homens que também estão na ISS, vindos de outras missões, uma das maiores dificuldades que a manhã pode apresentar é fazer a barba. Eles usam barbeadores elétricos, mas a equipe precisa ter cuidado para fazer a barba perto de uma saída de ar que pode sugar os pelos.
Para urinar, os astronautas usam um tubo portátil que podem posicionar para impedir que qualquer líquido escape do banheiro. Já quando se trata de resíduos sólidos, a equipe usa tiras para os pés para se manterem no lugar sobre o vaso sanitário.
Graças à sucção fornecida pelos ventiladores, a maior parte dos resíduos geralmente acaba sendo descartada com segurança.
Café da manhã
A estação espacial tem uma variedade de bebidas quentes em pó que a tripulação pode reidratar com água quente para preparar seu café da manhã. Os astronautas podem escolher entre uma variedade de opções de café da manhã, mas se quiserem cereais, precisam adicionar leite em pó e água.
Enquanto comem, a tripulação geralmente lê o “Resumo Diário”, que é como um jornal da ISS com notícias sobre o estado da ISS, comentários sobre a programação e a escala de controle de voo.
Então, às 7h30, o dia de trabalho começa com a primeira de duas conferências diárias de planejamento com as agências espaciais na Terra.
Trabalho
Após se reunir com o controle da missão, a equipe começa a trabalhar às 8h, voltando sua atenção para as diversas tarefas na estação.
A ISS foi projetada para ser uma estação de pesquisa em órbita permanente, então espera-se que os astronautas passem grande parte do tempo realizando pesquisas científicas.
Equipes de pesquisa na Terra enviarão experimentos para a estação com entregas regulares de alimentos, mas são os astronautas os responsáveis por realizá-las.
Alguns experimentos analisaram como organismos como plantas ou ratos respondem à microgravidade, enquanto outros usam equipamentos sensíveis para registrar dados sobre as condições no espaço.
Exercícios físicos
Todos os dias, espera-se que cada astronauta faça duas horas de exercício físico. Sem precisar lutar contra a força da gravidade, os músculos de um astronauta podem ficar extremamente fracos, por isso é muito importante que eles se mantenham em forma.
Na estação espacial, há três tipos de aparelhos: uma bicicleta ergométrica, uma esteira especial de gravidade zero e uma máquina de “levantamento de peso”.
Como os astronautas não têm peso, todos esses dispositivos usam pistões, elásticos ou volantes para simular os efeitos da gravidade, relata reportagem do Daily Mail.
Almoço
Por volta das 13h é hora do almoço. Os astronautas geralmente não almoçam juntos, pois suas agendas de trabalho são diferentes. A única exceção é no domingo, quando toda a tripulação se reúne para uma refeição comunitária.
Como os astronautas precisam de pelo menos 2.500 calorias por dia, o almoço normalmente é uma refeição com vários pratos e muitas opções para escolher.
Assim como todas as outras refeições na estação, esta consiste quase inteiramente de refeições desidratadas preparadas na Terra e enviadas para a estação em remessas.
Na microgravidade, o sangue sobe para a cabeça, causando inchaço ao redor do rosto e congestão nasal, o que pode interferir nos sentidos do olfato e do paladar.
Isso significa que a comida muitas vezes não tem sabor, então muitos astronautas optam por opções apimentadas.
Após uma hora para o almoço, eles retornam ao trabalho à tarde.
Noite
Durante a noite, os astronautas podem ter mais exercícios programados ou continuarem com o trabalho até a reunião noturna às 19h.
Assim como pela manhã, os astronautas se encontrarão com o controle da missão via satélite para fornecer uma atualização sobre o dia e sinalizar quaisquer possíveis problemas para o dia seguinte
Por fim, às 19h30 é hora de relaxar com um merecido jantar.
A Nasa programa um horário para dormir às 21h30 todos os dias para que a tripulação possa ter cerca de oito horas de sono.
No entanto, na realidade, os astronautas muitas vezes ficam acordados até mais tarde para aproveitar o pouco tempo livre que têm.
A ISS tem uma boa conexão de internet, então a tripulação pode passar as noites ligando ou escrevendo para a família, assistindo a filmes ou séries, assim como nós gostamos de fazer na Terra.