CIDADES
Nova onda de calor deve elevar temperaturas em 17 capitais brasileiras
Uma nova onda de calor se aproxima e deve elevar as temperaturas em todo o Centro-Sul do País. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras, 17 delas, provavelmente terão máximas superiores a 30°C no fim de semana.
A massa de ar quente e seco, que se estabilizou na região central, vem depois de um início de semana com recordes de frio em algumas capitais. A massa polar que ocasionou a queda nas temperaturas já se afastou e está no oceano.
De acordo com a Climatempo, o calor deve ganhar mais força a partir de sábado, 17, com as temperaturas aumentando gradativamente ao longo dos dias. A previsão é de que a onda de calor se consolide no domingo, 18, e se estenda até a próxima quinta-feira, 22.
Além do calor, a umidade relativa do ar também pode atingir marcas preocupantes. A dificuldade na retenção de umidade no ar faz com que os níveis fiquem críticos. A previsão é que a umidade fique abaixo dos 20% em grande parte da região central, principalmente no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, boa parte do Mato Grosso, Goiás, além da parte oeste dos estados do Nordeste.
Além disso, boa parte dos Estados do Centro-Sul podem ter de 5 a 7º C acima da média. As áreas mais afetadas serão o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, área central do Paraná, sudoeste paulista, leste do Mato Grosso do Sul e leste do Mato Grosso.
Em Curitiba, a máxima pode chegar a 30°C já no domingo, 18. Já em Cuiabá, a previsão é de 38 °C. Em São Paulo, a expectativa é de 31°C no domingo e, no Rio de Janeiro, os termômetros devem chegar a 34 °C. Algumas cidades do Centro-oeste e norte de Minas Gerais podem registrar temperaturas acima dos 40°C.