GERAL
Restabelecimento de energia no Acre é iniciada após queda na transmissão
A Energisa informou que o restabelecimento da energia no estado do Acre começou às 17h55 desta quinta-feira (22) após uma interrupção que afetou cerca de 180 megawatts (MW) de carga na região. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está coordenando o processo de recomposição, que está sendo realizado por etapas.
De acordo com a Energisa, o apagão foi causado por um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), causando a queda na transmissão. A empresa ressaltou que as causas da interrupção ainda estão sendo investigadas pelas autoridades do setor elétrico.
O ONS confirmou que a interrupção ocorreu às 14h47 (horário do Acre) e atingiu não apenas o Acre, mas também o estado de Rondônia, onde cerca de 800 MW de carga foram perdidos. A falha foi atribuída à perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira e ao sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN.
O processo de recomposição da energia teve início às 15h10 (horário do Acre), com a energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná. Até as 16h01, 50 MW de carga já haviam sido recompostos, segundo o ONS.
As equipes do ONS e dos agentes envolvidos informaram que continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia de forma segura e no menor tempo possível, enquanto aguardam informações adicionais para determinar a causa da falha.