Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

Após deixar prisão, empresário fatura milhões com marca de semijoias

Publicado em

Aos 31 anos, Murillo Carizzio vive grandes conquistas no mercado da moda. O empreendedor encontrou no ramo uma alternativa para se ressocializar após sair da prisão, em 2014. Com o apoio de familiares e amigos, ele recomeçou com um negócio de semijoias masculinas de prata com vendas na internet. Atualmente, a El Patron Platas tem um amplo acervo de produtos, com anéis, brincos, correntes e pulseiras que conquistam clientes em todo o território nacional.

Vem conhecer!

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, pessoas seguram joias de prata da El Praton Platas
A marca pretende expandir os negócios pelo país e no mercado internacional

 

Semijoias de prata

Conseguir uma nova oportunidade de trabalho após deixar a prisão não é uma tarefa fácil. O estigma, o preconceito e a desumanização são algumas das dificuldades enfrentadas por aqueles que já passaram pelas grades. Aos 21 anos, Murillo Carizzio enfrentou na pele o que é ser um ex-presidiário.

Continua depois da publicidade

Ao ser liberado, o goiano se viu determinado a construir um futuro diferente. “Eu enfrentei momentos difíceis quando saí do cárcere. Foi a partir dessa necessidade que surgiu uma oportunidade de reverter essa situação”, explica, em entrevista à coluna.

A “solução” veio ao compreender uma demanda em relação aos novos costumes: os homens estavam cada vez mais vaidosos. A partir de um empréstimo de R$ 500, que veio por meio da então namorada, Murillo Carizzio começou a vender peças de prata na internet, em paralelo a uma graduação em direito. “Queria atingir uma parcela do público que não consegue consumir ouro. Entendi que poderia oferecer qualidade e ainda atingir os meninos”, conta.

Inicialmente, a empresa era intitulada Dallas Joias, mas, em busca de maior visibilidade, Murillo Carizzio alterou o nome da para El Patron Platas. A ideia surgiu em referência ao protagonista da série Narcos, Pablo Escobar, que usava o jargão. Apesar de ser o fundador da etiqueta, o empresário reconhece a importância das pessoas que o ajudaram na trajetória. “A gente oferece um estilo completo para os nossos clientes, com produtos e um pós-venda bem acertado. Queremos criar uma comunidade familiar entre todos”, afirma.

Ao longo dos anos, a El Patron Platas passou por transformações que aperfeiçoaram o negócio. A etiqueta conquistou artistas do hip-hop e do funk, como Xamã, Hungria e Felipe Ret. “Foi um choque positivo porque eram pessoas que a gente escutava as músicas e assistia na televisão. Quero consolidar ainda mais a empresa nesse segmento”.

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
Na imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
Murillo Carizzio começou o negócio com um empréstimo de R$ 500

 

El Patron Platas

Com o sucesso da El Patron Platas, Murillo Carrizio conseguiu alterar a própria roda da vida e também dos familiares. Atualmente, a marca tem uma matriz em Goiânia, que fica responsável por toda a operação do e-commerce, além de uma loja física, em São Paulo, no Shopping Itaquera. “Nossa ideia é expandir para o mercado de franquias e, provavelmente, começar a vender internacionalmente. É um nicho muito específico, mas acredito no potencial que temos”, garante o idealizador.

No mercado há 10 anos, a El Patron Platas fatura milhões com a venda de semijoias de prata. Segundo a marca, em 2024, a receita deve dobrar em relação ao ano anterior.

O medo do julgamento e do preconceito por ser um ex-detento não foram empecilhos para Murillo Carizzio conquistar o sucesso profissional. “Eu escondia de várias pessoas próximas, porque tinha um pouco de receio. Tem cerca de um ano que resolvi compartilhar, com a vontade de que outras pessoas possam se inspirar”, revela.

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
Inicialmente, a marca vende apenas pela internet

 

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
Artistas do hip-hop e do funk estão entre os adeptos dos acessórios da El Patron Platas

 

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
Murillo Carizzio é de Goiânia

Da prisão ao milhão

Durante o tempo em que esteve no presidio, Murillo Carizzio encontrou na leitura uma forma de buscar o conhecimento e um refúgio para os dias difíceis. A prática foi estendida para a vida de uma maneira geral, por isso, quando decidiu compartilhar com mais pessoas sobre o passado, ele também quis escrever um livro biográfico.

Intitulada Da Prisão ao Milhão, O Início de um Legado, a obra serve como um testemunho da trajetória de esperança e resiliência. “Não foi fácil escrever, pois é um processo que leva tempo. Acaba que a gente não tem as lembranças de tudo que aconteceu. Porém, me preencheu muito pessoalmente e gostei bastante de ter divulgado”, explica Carizzio.

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
O empreendedor fatura milhões com a El Praton Platas

 

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
A marca abriu a primeira loja física neste ano

 

Material cedido ao MetrópolesNa imagem com cor, o empresário Murillo Carizzio - Metrópoles
O empresário quer inspirar outras pessoas a seguirem trajetórias de sucesso

O fato de ter encontrado uma alternativa aos desafios é o principal motivo de orgulho para Murillo Carizzio. “A gente vai tropeçar, cair, mas só depende de nós levantar. Quero mostrar para as pessoas que o maior obstáculo é a nossa própria mente”, finaliza.

Propaganda
Advertisement