MUNDO
Fundador do Telegram é preso na França, diz imprensa local
Fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, de 39 anos, foi preso neste sábado, 24, no Aeroporto de Le Bourget, nas proximidades de Paris, na França, segundo informações dos jornais Le Monde e TF1.
De acordo com fontes das publicações, um mandado de busca foi emitido pelo Escritório de Combate à Violência contra Menores (OFMIN, na sigla em francês), baseado em uma investigação preliminar contra várias violações cometidas por meio da plataforma.
A Justiça considera que a ausência de moderação e cooperação com as autoridades o tornam cúmplice de fraudes, tráfico de drogas, apologia ao terrorismo, crime organizado e contra crianças.
No momento da prisão, por volta das 20h (horário local), Durov estaria saindo de seu jato particular acompanhado do segurança e de uma mulher. Em viagem do Azerbaijão para a França, ele planejava passar ao menos uma noite em Paris.
Ainda segundo a TF1, o mandado era válido apenas para o território francês. Por isso, o fundador do Telegram costumava viajar pouco pela Europa, tendo os Emirados Árabes Unidos e América do Sul como destinos frequentes.
Investigadores do Escritório Nacional Antifraude (ONAF, na sigla em francês), vinculado à alfândega, colocaram Durov sob custódia. Agora, ele deve ser apresentado a um juiz de instrução ainda nesta noite, antes de uma possível acusação no domingo pelos crimes citados.