Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Fumaça que envolve o Acre tem origem nas queimadas da Bolívia, afirma especialista

Publicado em

Na tarde desta terça-feira, 3 de setembro, o pesquisador e meteorologista Davi Friale abordou a questão da densa fumaça que tem afetado a qualidade do ar em Rio Branco nos últimos dias. Segundo ele, a origem desse fenômeno não é o estado do Amazonas, mas sim as queimadas que ocorrem na Bolívia, país vizinho ao Acre.

Friale destacou que imagens de satélite corroboram sua afirmação, mostrando que a vasta massa de fumaça se desloca do território boliviano em direção ao Acre, impulsionada pelos ventos predominantes. O meteorologista já havia antecipado essa situação, alertando que a combinação de uma frente fria e uma onda polar que chegou no último domingo, 1º, facilitaria a propagação da fumaça sobre Rio Branco. Ele prevê que essa condição se mantenha até hoje e possivelmente se agrave nos próximos dias.

“O que estamos observando é claro: não há como essa fumaça ser originária do Amazonas, uma vez que os ventos estão soprando da Bolívia para o Amazonas, e não o contrário. Quando os ventos vêm do Amazonas, a qualidade do ar em Rio Branco tende a melhorar”, esclareceu Friale.

Continua depois da publicidade

Além disso, o especialista alertou para a possibilidade de uma nova onda polar se aproximar do Acre a partir da quinta-feira, 5 de setembro. Essa mudança climática pode resultar em um aumento da fumaça proveniente das queimadas bolivianas durante o fim de semana, intensificando ainda mais os problemas de poluição na capital acreana.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress