TECNOLOGIA
iPhone 16 e iPhone 15: o que muda nos novos celulares da Apple?
Na última segunda-feira (9), a Apple enfim apresentou o iPhone 16, sua nova geração de celulares para 2024. Toda a linha apresenta novidades interessantes, tanto em ficha técnica quanto em funcionalidades, sendo um dos lançamentos mais marcantes da empresa.
Enquanto o iPhone 15 entregou uma experiência aprimorada, mas familiar, o iPhone 16 busca reforçar as qualidades e apresentar recursos inéditos. Dentre as adições mais interessantes está o “Controle da Câmera”, um novo botão tátil para gerenciar funções das câmeras — também aprimoradas.
Porém, as diferenças não são só externas, mas também internas. O iPhone 16 marca a estreia dos primeiros aparelhos da Apple construídos para lidar com as demandas do Apple Intelligence, conjunto de ferramentas alimentadas por inteligência artificial generativa.
O iPhone 16 é um dos lançamentos mais marcantes da Apple.Fonte: GettyImages
Por isso, como todo ano, o TecMundo faz um comparativo: quais as novidades do iPhone 16 em comparação ao iPhone 15?
Novo Controle de Câmera
A principal novidade do iPhone 16 é o “Controle de Câmera”. O botão capacitivo está posicionado na lateral do celular e consegue interpretar gestos e diferentes níveis de pressão.
A principal novidade do iPhone 16 talvez seja o Controle de Câmera, o novo botão tátil da lateral.Fonte: GettyImages
Toda essa versatilidade garante ao componente suporte para múltiplas funções, todas integradas ao app de câmera do iOS 18. Com ele, o usuário pode tirar fotos, iniciar a gravação de vídeos, acessar funções da câmera (zoom e exposição, por exemplo) e mais.
Novas câmeras Apple Fusion
Ainda falando em câmeras, as lentes agora são nomeadas “Apple Fusion”. Na linha base, são dois sensores: o principal de 48 MP e uma ultrawide de 12 MP; enquanto os modelos Pro embarcam a mesma lente principal de 48 MP, ultrawide de 48 MP e uma telefoto de 12 MP.
Os novos iPhone 16 enfim introduzem suporte para macrofotografia.Fonte: GettyImages
Nos modelos iPhone 16 de base, o sensor ultrawide aprimorado dá suporte para uma função de macrofotografia. Além disso, graças ao posicionamento vertical das câmeras, os celulares também são compatíveis com a captação de vídeos espaciais.
As diferenças no iPhone 16 Pro são maiores: a lente ultrawide passou de 12 MP do iPhone 15 Pro agora entrega 48 MP de resolução. O aprimoramento tem potencial de entregar imagens com maior riqueza de detalhes, principalmente na macrofotografia ou planos amplos.
Chipset Apple A18 Bionic
Em 2024, a Apple finalmente abraçou inteligência artificial generativa em seu ecossistema através do Apple Intelligence. O conjunto de recursos utiliza processamento local e data centers da empresa para entregar uma variedade de facilidades no iOS 18.
O novo Apple A18 Pro Bionic entrega desempenho de sobra para as tarefas com IA atuais.Fonte: Apple/Divulgação
É por essa razão que a Apple posiciona o iPhone 16 como “feito para o Apple Intelligence”. Obviamente, esse preparo está nos novos chipsets Apple A18 e Apple A18 Pro, presentes no iPhone 16 e no 16 Pro, respectivamente.
De forma geral, o A18 Bionic e seu irmão maior entregam mais desempenho do que seus equivalentes do ano passado. Os aprimoramentos na Neural Engine (apelido da Apple para NPUs) visam não só entregar um bom desempenho nas novidades deste ano, mas também garantir longevidade para adições futuras.
Da mesma forma, as otimizações energéticas da litografia de 3 nm e aperfeiçoamentos em outras áreas do chipset, como a GPU integrada, entregam mais autonomia de bateria, melhor desempenho para renderização gráfica e mais capacidade para multitarefas.
Mais cores
A Apple aposta em uma paleta mais colorida nos iPhone 16. No iPhone 16 Pro, a novidade está na cor dourada, mantendo a proposta mais sóbria da linha mais cara e ressaltando o acabamento em titânio.
A construção do iPhone 16 permanece a mesma, mas com cores mais vivas do que a geração passada.Fonte: GettyImages
No iPhone 16 base, a ideia de oferecer opções em cores se mantém: ainda são cinco opções, mas agora mais vivas e com a chegada do azul e verde.
Botão de Ação no iPhone 16
Para fechar a lista de novidades, há a chegada do Botão de Ação nos modelos de base do iPhone 16. Agora, as facilidades do componente, antes exclusivas das unidades mais caras, estão incluídas em toda a linha.
O Botão de Ação nasceu no iPhone 15 Pro. O componente é um substituto para o botão tocar/silencioso, mas com funções extras que o tornam ainda mais útil para o dia a dia, tais como acionar câmera, ligar lanterna, fazer traduções, ativar/desativar volume e acessar recursos de acessibilidade.
O que não mudou?
Neste lançamento mais recente, foram poucas as características preservadas nos novos aparelhos. Talvez, a principal semelhança seja a construção: o iPhone 16 é composto pelo mesmo alumínio e traseira de vidro colorido por infusão do iPhone 15.
A construção do iPhone 16 segue a mesma proposta da geração anterior.Fonte: GettyImages
No iPhone 16 Pro, a construção de titânio introduzida pelo iPhone 15 Pro também foi mantida, assim consolidando a proposta de usar o material para distinguir aparelhos voltados para o mercado premium.
Outra semelhança da nova geração de celulares é a Dynamic Island. O componente foi mantido em todos os iPhone 16, tal como aconteceu no iPhone 15 — aparentemente, foi uma novidade que veio para ficar.
Por fim, há a entrada USB-C, também introduzidas na geração anterior.
iPhones 16 são mais caros
O pacotão de novidades, porém, não veio de graça: os iPhones 16 foram lançados com preços sugeridos ainda maiores do que a geração anterior — alguns dispositivos estão até R$ 400 mais caros.
A pré-venda dos novos iPhones 16 começa no Brasil em 24 de setembro deste ano. Contudo, não há previsão para o início das entregas no país.