Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Varejo Acreano enfrenta queda de 0,2% em julho, mas registra crescimento anual

Publicado em

O comércio varejista do Acre apresentou uma leve queda de 0,2% em julho de 2024 em comparação a junho, continuando uma tendência de recuo neste segundo semestre. Apesar desse resultado negativo no curto prazo, o setor se destaca ao registrar um crescimento de 2% quando analisado em relação ao mesmo mês do ano anterior, posicionando o Acre como o terceiro estado com melhor desempenho no país nesse comparativo.

Enquanto o varejo acreano enfrenta desafios, a nível nacional o cenário é mais otimista. O comércio brasileiro como um todo cresceu 0,6% em julho na comparação com junho, após uma queda de 0,9% no mês anterior. A média móvel trimestral também apresentou leve variação positiva de 0,2%, indicando uma possível recuperação no setor.

Na análise sem ajuste sazonal, o comércio varejista do Acre teve um crescimento acumulado de 5,1% até julho deste ano em relação ao mesmo período de 2023. Este crescimento é parte de uma tendência mais ampla que já contabiliza 14 meses consecutivos de alta. A variação registrada em junho foi de 4,1%, destacando a resiliência do setor mesmo diante das dificuldades recentes.

Continua depois da publicidade

O comércio varejista ampliado, que inclui segmentos como veículos, materiais de construção e produtos alimentícios atacadistas, mostrou uma leve variação positiva de 0,1% em julho. No acumulado do ano, esse segmento cresceu 4,7%, refletindo um aumento significativo na demanda por esses produtos.

No contexto nacional, cinco dos oito grupos de atividade apresentaram crescimento em julho: equipamentos e material para escritório (2,2%), artigos pessoais e domésticos (2,1%), vestuário e calçados (1,8%), supermercados e produtos alimentícios (1,7%) e móveis e eletrodomésticos (1,4%). Contudo, alguns setores enfrentaram dificuldades; artigos farmacêuticos e combustíveis registraram quedas de -1,5% e -1,1%, respectivamente.

Esses dados revelam um cenário misto para o comércio varejista no Acre e no Brasil. Enquanto o estado enfrenta um recuo pontual nas vendas mensais, a análise anual demonstra um desempenho positivo que pode indicar uma recuperação gradual nos próximos meses.

Propaganda
Advertisement