Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Número de casos de Chikungunya no Acre dispara em 2024

Publicado em

O Acre enfrenta um aumento significativo nos casos de chikungunya em 2024, com números sete vezes maiores do que no mesmo período do ano passado. De acordo com o Boletim Semanal das Arboviroses, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o estado registrou 258 casos prováveis da doença até a semana epidemiológica 36, enquanto em 2023, o número foi de apenas 36 casos.

O aumento expressivo dos casos de chikungunya no Acre já havia sido observado no início do ano, durante um surto de arboviroses que elevou a incidência da doença em 700%. Apesar do grande número de casos, a Sesacre informa que não houve óbitos por chikungunya em 2024.

A incidência da doença no estado atualmente é de 31,1 casos a cada 100 mil habitantes. Dos 22 municípios acreanos, apenas Brasiléia e Bujari não registraram casos de chikungunya até o momento.

Continua depois da publicidade

Zika Vírus

O Boletim também traz dados sobre o Zika Vírus, com 46 casos confirmados no Acre em 2024, o que corresponde a uma incidência de 14,1 casos por 100 mil habitantes. Assim como na chikungunya, não houve óbitos por Zika Vírus no estado este ano, e apenas 14 municípios registraram casos da doença.

Prevenção

A Sesacre reforça a importância da prevenção contra as arboviroses, principalmente com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, Zika Vírus e dengue. A população deve ficar atenta a possíveis focos de proliferação do mosquito, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e outros recipientes com água parada.

Propaganda
Advertisement