Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Ideia que Steve Jobs teve há 17 anos está mais próxima da realidade, mas ainda não veio com o iPhone 16

Publicado em

Alguém se lembra de quando a Apple anunciou o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro ao mercado? Não foi há muito tempo. Parecia um lançamento como qualquer outro, mas tinha uma peculiaridade, um spoiler do que deve acontecer no mundo: o fim do slot para cartão SIM. Porém, isso aconteceu apenas nos Estados Unidos, onde desde linha 14, os iPhones não possuem um espaço para colocar o chip e funcionam apenas com o eSIM.

Apesar de haver a opção há muito tempo de trocarmos para o eSIM, tanto no Brasil, quanto em outros países, o “senso comum” da telefonia ainda é muito ligado ao uso do cartão SIM. É uma ideia tão estabelecida que é difícil livrar-se dela. Mas não seria irracional. O curioso de tudo isso é que não estamos falando de algo novo. Steve Jobs já vinha considerando esse conceito há 17 anos. E sua visão deve se cumprir algum dia.

Steve Jobs já queria iPhones sem SIM

Quando a Apple começou a trabalhar no primeiro iPhone, Jobs foi muito claro: ele não queria um slot SIM. Isto foi confirmado por Tony Fadell (então vice-presidente do iPod) em entrevista ao CHM há dois anos. Fadell disse que Steve Jobs insistiu muito nisso, mas no final não teve escolha a não ser resignar-se e aceitar que era melhor colocar o tal slot do chip no iPhone.

Continua depois da publicidade

Em 2007, romper com o SIM (Módulo de Identidade do Assinante) físico também acarretaria um custo industrial e de imagem: a Apple dependia da AT&T como operadora exclusiva para o lançamento do iPhone. A GSMA, organização que representa as operadoras móveis do mundo, não padronizou a tecnologia eSIM até 2016, embora fosse algo discutido desde 2010. Em suma, faltavam normas globais para apoiar uma mudança tão radical.

Mas a verdade é que naquela época existia uma tecnologia que poderia fazê-lo funcionar sem cartão físico – junto com a antena – mas era subdesenvolvida, menos difundida e quase ninguém a usava. Sendo essa a situação, o primeiro iPhone incorporou, no entanto, um slot SIM. Em 2022, com a chegada no iPhone 14, o desejo de Jobs se cumpriu nos EUA. Todos os modelos do celular a partir desta linha não possuem mais o slot do cartão SIM.

Acima o modelo mundial com slot para cartão SIM; na parte de baixo está o modelo dos EUA sem (Imagem: Apple)

A tecnologia eSIM é cada vez mais implementada no resto do mundo, inclusive no Brasil, com as operadoras oferecendo a troca do físico pelo digital de graça ou a preços relativamente baixos. Com a chegada do iPhone 16, alguns esperavam que a Apple seguisse o caminho adotado nos EUA com o iPhone 14. Mas a realidade é que o SIM físico sobreviveu mais uma geração.

Seja no iPhone 17 ou em outro mais para frente, a tendência é que em algum momento a criação de Steve Jobs siga a visão de seu criador e funcione globalmente apenas com o eSIM.

Propaganda
Advertisement