Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Incêndio no Cinturão Verde: Bombeiros combatem chamas e investigam causas

Publicado em

Cruzeiro do Sul, AC – Um incêndio de grandes proporções atingiu a região do Cinturão Verde na noite de domingo (15), mobilizando os bombeiros por mais de 8 horas. As chamas foram debeladas, mas um novo foco reacendeu na manhã desta segunda-feira (16), exigindo o retorno das equipes. Apesar do susto, nenhuma estrutura foi atingida e não há registro de animais mortos.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Ibernon, relatou a rápida propagação do fogo em uma área de vegetação secundária, que avançava em direção à vegetação primária. “As equipes trabalharam incansavelmente para conter as chamas, evitando que o incêndio atingisse residências próximas”, afirmou o capitão.

Investigação e Notificações

Continua depois da publicidade

O Imac (Instituto de Meio Ambiente do Acre) já notificou quatro pessoas para prestar esclarecimentos sobre o início das queimadas. “O Imac busca a conscientização, mas em casos graves como esse, precisamos agir com firmeza”, disse Aldenir Faracho Barros, chefe interino da representação do Imac no Vale do Juruá.

No Parque Nacional da Serra do Divisor, na terra indígena Nawa, o fogo já consumiu 100 hectares de vegetação. Bombeiros, brigadistas do ICMBio e moradores trabalham para controlar as chamas. Em Mâncio Lima, no Alto Pentencoste, o incêndio consumiu 5 mil hectares de mata, mas está atualmente controlado.

Fumaça Diminui

Com o controle do fogo, a fumaça que cobria Cruzeiro do Sul diminuiu significativamente. “Encontramos mais de 30 focos de fogo na campinarana do Pentencoste, que agora estão controlados”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros.

Prevenção e Conscientização

O incêndio no Cinturão Verde serve como um alerta para a importância da prevenção de incêndios florestais. É fundamental que a população se conscientize sobre os riscos e os impactos negativos das queimadas, adotando práticas responsáveis para evitar novos desastres.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement