Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Incêndio no Acre: 25 hectares em chamas e animais silvestres mortos

Publicado em

O incêndio no Ramal do Batoque, em Mâncio Lima, Acre, já dura três dias e continua devastando a vegetação rasteira, árvores e animais. Segundo o Corpo de Bombeiros, 25 hectares foram consumidos pelo fogo, e diversas espécies silvestres foram encontradas mortas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Josadac Ibernon, relata que a ação conjunta de bombeiros, moradores e máquinas da prefeitura de Mâncio Lima evitou que o fogo atingisse as casas da região. “O trabalho é árduo, cansativo, mas conseguimos controlar o incêndio e impedir que ele avançasse para a floresta nativa e para as residências”, disse o capitão.

As equipes de combate ao incêndio enfrentam desafios distintos em cada área. No Batoque, a vegetação varia entre áreas de pasto, mata secundária e buritizal, o que exige diferentes técnicas de combate. “Utilizamos o extrato de bicarbonato para o combate direto, máquinas pesadas para criar barreiras e, em áreas de difícil acesso, o trabalho é manual, com enxada e facão”, explicou o capitão Ibernon.

Continua depois da publicidade

O incêndio já causou a morte de diversos animais, como serpentes, tatus e jabutis. “Infelizmente, encontramos esses animais mortos pelo incêndio, às vezes dentro de um quintal, ameaçando a vida das pessoas”, lamentou o comandante.

O incêndio no Ramal do Batoque destaca a importância da prevenção e do combate a incêndios florestais, que causam danos ambientais e colocam em risco a vida humana e animal.

Propaganda
Advertisement