Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, escola Serafim Salgado recebe apresentação extra do FICATE 2024

Publicado em

Fotos: Yuri Montezuma

A Escola Estadual Serafim Salgado, localizada na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco (AC), foi palco de uma apresentação extra do Festival Internacional de Teatro e Artes Cênicas do Acre (FICATE 2024). A peça “Los Cuentos de Gabotino”, do grupo argentino Bola 8, encantou os alunos e a comunidade escolar com uma performance repleta de humor, emoção e inclusão.

Com essa apresentação, a escola totalizou três sessões do FICATE durante o festival, reforçando o compromisso social de levar arte e cultura para todos os cantos da cidade, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade. O espetáculo ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, proporcionando aos alunos um momento de descontração e interação, independentemente de suas condições físicas ou sociais.

O ator argentino Gabriel Farvesani, intérprete principal da peça, destacou a importância de levar o teatro a diferentes públicos. “Para nós é muito importante a ação social quando fazemos teatro, porque podemos levar um sorriso a todo mundo. Todo mundo tem direito a desfrutar do teatro e das artes, e não importa a condição. O importante é que o artista tenha amor e se doe de todo o coração. Para mim, foi uma experiência muito, muito gratificante estar com eles, rir, brincar. Fico feliz de estar aqui em Rio Branco”, comentou Farvesani, emocionado com a recepção calorosa do público.

Continua depois da publicidade

A professora mediadora Daniele Melo, que acompanhou a apresentação, enfatizou o valor educativo da iniciativa. “Levar teatro para os alunos em um dia alusivo, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência ou o Dia da Consciência Negra, por exemplo, tem um valor educativo e cultural muito importante. O teatro é uma ferramenta poderosa de aprendizagem porque, além de estimular a criatividade e a expressão artística, ele também ajuda a contextualizar fatos históricos, sociais e culturais de uma forma viva e interativa”, explicou.

Daniele também destacou alguns dos principais benefícios de trazer o teatro para o ambiente escolar:

Engajamento emocional e cognitivo.

Desenvolvimento de habilidades sociais e interpessoais.

Valorização cultural.

Estímulo à reflexão crítica.

Continua depois da publicidade

“Em resumo, o teatro em dias alusivos pode transformar a experiência de aprendizagem, tornando-a mais rica e envolvente, além de promover a formação integral dos alunos”, completou a professora.

O FICATE, que é realizado pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá e está em sua segunda edição, e busca integrar a arte cênica ao cotidiano de comunidades que, muitas vezes, têm pouco acesso a atividades culturais.

Propaganda
Advertisement