Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

Encerramento de Oficinas, apresentações em escolas de Rio Branco, espetáculos internacionais e mesa redonda: Confira os últimos dias do FICATE 2024

Publicado em

Fotos: Romário Feitosa e Yuri Montezuma

O Festival Internacional de Cultura, Arte e Teatro (FICATE) 2024, realizado pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá, está chegando aos seus últimos dias com uma programação diversificada e intensa, que se encerra no próximo domingo, 22 de setembro. Nesta sexta-feira, 20 ocorreram os últimos espetáculos nas escolas públicas de Rio Branco, e a conclusão das oficinas que movimentaram a semana.

As apresentações nas escolas finalizaram na Escola Serafim Salgado, com a peça “O Guarupuvu Generoso”, do grupo brasileiro Trupiclow, e na Escola Lourenço Filho, que recebeu a obra “Otra Vez Fausto”, com Josué Cabrera, do Centro Cultural Jàlil Gilbrán, do México. Desde a última segunda-feira, mais de 4.200 alunos tiveram contato com o teatro e a cultura por meio dessa iniciativa, que promoveu uma verdadeira imersão nas artes cênicas.

Na mesma sexta-feira, também foi encerrada a oficina de criação cênica autoral, ministrada pelo argentino Gabriel Faversani, que trouxe novas perspectivas para os participantes sobre o processo de criação teatral.

Continua depois da publicidade

À noite, o festival encantou o público com espetáculos internacionais. A peça “Lorca”, do Funca Teatro, do Chile, e “Sembramza”, do grupo colombiano Las Musas, foram os grandes destaques da noite. As colombianas utilizaram a técnica de improviso teatral, em que os atores criam cenas espontâneas, sem roteiros, levando a plateia à surpresa e à emoção.

Atrizes colombianas destacam o impacto do FICATE

Daniela Rueda, do grupo Las Musas, falou sobre sua experiência nesta primeira vinda ao Brasil.

“Estamos muito felizes. É a primeira vez que viemos ao Brasil, e o intercâmbio cultural é incrível. Aqui, vemos que a linguagem corporal é universal e, mesmo com a barreira do idioma, conseguimos nos comunicar. Também é muito enriquecedor ver o trabalho dos outros artistas e saber que o caminho no teatro é longo, mas cheio de gente maravilhosa”.

Sua companheira de palco, Maria Paula também destacou a importância do festival.

“O FICATE nos recebeu de portas abertas. Sabemos como é difícil organizar um festival de teatro na América Latina, e ver o que Yuri Montezuma conseguiu é incrível. Este evento proporciona um intercâmbio cultural essencial para nós e cria redes de contatos que nos ajudam a divulgar nossa arte em outros países”.

Continua depois da publicidade

Próximos eventos e mesas-redondas

No sábado, 21 de setembro, duas mesas-redondas prometem atrair a atenção do público. A primeira, às 10h, no SESC Centro, abordará o tema “Teatro Latino-americano: Um Caminho Possível”, com a presença de Yuri Montezuma (organizador do FICATE), Alessandro Gondim (Sesc-Brasil), Gabriel Faversani (Ensueños – Argentina), Aurora Hernandes (ENIAE – México) e Victor Rojas (ENFETELA – Chile).

Já às 15h, o debate será sobre “Negócios Culturais na América Latina e Caribe”, contando com a participação de Mariângela Andrade (Ministério da Cultura – Brasil), Romário Feitosa (organizador do FICATE), Aurora Hernandes (ENIAE – México) e Josué Cabrera (FITSA – México).

O FICATE 2024 segue promovendo a integração cultural entre países latino-americanos, enriquecendo o cenário teatral e mostrando que a arte pode transcender fronteiras e idiomas.

Propaganda
Advertisement