Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Ibama e PF retiram 158 bois criados ilegalmente em Terra Indígena no Pará, enfrentando resistência

Publicado em

A Terra Indígena (TI) Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Pará, palco de mais uma operação conjunta entre Ibama e Polícia Federal, viu a retirada de 158 bovinos e 25 equinos criados ilegalmente em seu território. A ação, realizada na quinta-feira (19), faz parte do processo de desintrusão iniciado em 2023, em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A TI Apyterewa, a mais desmatada do Brasil, enfrenta a difícil realidade da invasão e exploração ilegal.

A operação mobilizou um grande contingente, incluindo a Polícia Federal, Ibama, Força Nacional, Funai e técnicos da Adepará. A retirada do rebanho, porém, não foi pacífica. Os agentes enfrentaram resistência por parte de não indígenas que tentam impedir o trabalho dos órgãos federais, chegando a atear fogo em pontes e danificar caminhos de acesso por veículos da PF e do Ibama.

Os animais apreendidos foram encaminhados para uma fazenda, onde passarão por avaliação técnica da Adepará. Após a avaliação, o gado de corte será enviado para um frigorífico, com parte do valor arrecadado com o abate sendo destinado ao custeio operacional da desintrusão. A carne remanescente será distribuída entre a comunidade indígena ou para a Secretaria de Assistência Social do Estado do Pará.

Continua depois da publicidade

A operação demonstra a complexidade da situação na TI Apyterewa, onde a desintrusão se torna uma tarefa árdua, enfrentando a resistência de invasores e a necessidade de garantir a segurança dos agentes e a proteção do território indígena.

Propaganda
Advertisement