Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

FICATE 2024: Diretora de Educação e Formação Artística do MinC participa de mesa redonda e destaca potência de festival

Publicado em

Foto: Cedidas

Mariangela Andrade, Diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura (MinC), participou de uma mesa redonda sobre negócios culturais na América Latina e Caribe, durante o Festival Internacional de Cultura, Arte e Teatro (FICATE) 2024. O evento, promovido pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá, reuniu especialistas de diferentes países para discutir o fortalecimento da cultura na região.

O FICATE, que começou no dia 16 de setembro, já realizou 13 apresentações em escolas públicas de Rio Branco, capital do Acre, e outras 10 no SESC Centro, além de oferecer diversas oficinas voltadas para a arte e a cultura. A programação do festival tem proporcionado uma rica troca de experiências entre artistas e o público, com destaque para as ações voltadas à formação artística e à valorização da cultura local e internacional.

Continua depois da publicidade

Na mesa redonda, além de Mariangela Andrade, participaram Romário Feitosa, organizador do FICATE, Aurora Hernandes, da ENIAE (México), e Josué Cabrera, do FITSA (México). Durante o debate, os participantes ressaltaram a importância dos negócios culturais como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social, destacando a necessidade de fortalecer as iniciativas culturais na América Latina e Caribe.

Para Mariângela, o festival tem a potência de articular os povos. “O FICATE tem a potência de articular os povos amazônidas e promover a integração latino americana em torno das artes da cenas. A mesa redonda sobre negócios tratou também da potência formativa que os festivais desempenham para além de fazer girar a roda da economia da cultura. Foi uma grande alegria participar desse momento de partilha de experiências tão enriquecedoras, que fazem a gente projetar politicas públicas que sejam mais efetivas para todos”, destacou.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, os convidados também discutiram os desafios enfrentados pela pelas fazedores de cultura da região, como a falta de financiamento e políticas públicas de incentivo.

O FICATE se encerra neste domingo, 22, com a apresentação Gatico, do grupo colombiano ‘Sombras Del Rodomonte, no SESC Centro.

“Só temos a agradecer por cada um que fez o festival acontecer. O FICATE se consolida como um marco no calendário cultural da América Latina, e isso é resultado de um esforço conjunto. Agradecemos aos artistas que trouxeram sua arte para enriquecer nosso festival, aos parceiros que nos apoiaram em cada etapa, e ao Ministério da Cultura, na pessoa de Mariangela Andrade, que prontamente atendeu ao nosso convite, reforçando nosso compromisso com a cultura. Com isso, estamos criando pontes culturais que conectam diferentes nações e expressões artísticas. O FICATE 2024 está chegando ao fim, mas logo anunciaremos o FICATE 2025, com ainda mais energia e novidades para o público. Ah, e não percam! Hoje, às 19h30, encerramos o festival no domingo com a apresentação imperdível de Gatico, da Colômbia”, finalizou Romário Feitosa, organizador do festival.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement