Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Usina de asfalto em Rio Branco é fiscalizada e encontrada com depósito irregular de lama em área verde

Publicado em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O Instituto do Meio Ambiente do Acre (IMAC) realizou uma ação de fiscalização na usina de asfalto JC Engenharia, localizada no Distrito Industrial de Rio Branco, após denúncias de poluição por fumaça. Durante a vistoria, os fiscais encontraram um depósito irregular de lama, similar a rejeito da produção de asfalto, em uma área de mata próxima à usina.

A empresa, apesar de possuir todas as licenças e autorizações em dia, foi flagrada com a irregularidade. A usina estava parada para manutenção no momento da fiscalização, impossibilitando a verificação da emissão de fumaça. No entanto, o proprietário da empresa, Rafael Wiciuk, confirmou que a fumaça acima do permitido foi causada por uma falha no filtro da chaminé e que técnicos estão trabalhando para corrigir o problema.

A lama encontrada na área verde, que pode ser tóxica, foi empurrada da área de trabalho da usina para a mata, segundo as marcas no local. Além da lama, também foram encontrados restos de massa asfáltica e embalagens de óleo lubrificante. Uma amostra da lama foi coletada para análise do potencial dano ambiental.

Continua depois da publicidade

“O material não pode ser depositado da maneira que foi”, afirmou Geraldo Fabrício Andreatto, chefe de departamento do IMAC. “Vamos voltar para verificar o funcionamento da usina e, através da análise de geoprocessamento, determinar se a área de mata é uma área verde, uma área consolidada ou uma Área de Proteção Permanente para aplicar as medidas cabíveis.”

Rafael Wiciuk, dono da JC Engenharia, alegou que o despejo da lama na área verde foi um erro de um funcionário, que já foi advertido. Ele afirmou que uma máquina já foi solicitada para a retirada do material.

Propaganda
Advertisement