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POLÍCIA

SP: motorista de aplicativo é agredida por passageiro depois de discussão por pagamento

Publicado em

Uma motorista de aplicativo, identificada como Larissa Freire, de 26 anos, foi agredida por um passageiro após uma discussão sobre o pagamento de uma corrida, em Osasco, na Grande São Paulo. Um vídeo mostra o momento em que o homem dá um ‘mata-leão’ na jovem e depois chuta o carro dela (veja acima).

O caso aconteceu no último sábado, 21. Nas imagens divulgadas pela própria vítima, Larissa aparece em uma ligação com a polícia, informando o que estava acontecendo. “Eu sei que no código de defesa diz que não pode fazer isso, de pagar na próxima”, ela detalha.

Assim que ouve a conversa, o homem, que está sentado no banco de trás acompanhado de uma mulher e uma criança de colo, começa a gritar. Ele abre a porta com agressividade e empurra os dois para fora afirmando que a motorista era “louca”. Assim que os três saem, ele bate a porta, que não fecha, mas o celular cai.

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Larissa pega o celular e arranca com o veículo, porém, o homem consegue entrar e começa a agredi-la. “Devolve o meu celular, caralh*!”, grita. Após tomar o aparelho, desce e, antes de ir embora, chuta a porta.

Na publicação feita pela vítima, que está com mais de 800 mil visualizações, ela explica que pegou o aparelho para levar à delegacia e abrir um boletim de ocorrência contra ele. O caso causou revolta nos internautas.

O Terra entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para obter mais informações sobre o caso e questionou sobre a localização do agressor, mas não recebemos retorno até a última atualização desta reportagem. Também buscamos a Uber Brasil para que possa comentar o caso e não tivemos resposta.

Veja a nota:

A Uber lamenta o caso e considera inaceitável o uso de violência. A conta do usuário foi banida da plataforma assim que tomamos conhecimento do ocorrido.

A empresa informa, ainda, que todas as viagens na plataforma são cobertas por um seguro para despesas médicas hospitalares e odontológicas, que foi disponibilizado à motorista parceira. A Uber se coloca à disposição das autoridades para colaborar com investigações, na forma da lei.

É importante esclarecer também que não existe a função de “pagar na próxima”. O app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário. Esse recurso foi criado em 2019 pensando em ajudar os motoristas parceiros com troco e não a incentivar que usuários deixem de pagar viagens. A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário.

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