Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

DINHEIRO NA CONTA: Foi confirmado o adiantamento do 13º salário para a próxima semana

Publicado em

Você já recebeu seu 13º salário em 2024? Em todo o Brasil, os trabalhadores recebem benefícios de forma escalonada. Não há uma data precisa para o desembolso desse benefício extra, mas o fato é que alguns empregadores já estão antecipando o desembolso.

É o caso, por exemplo, do governo do estado do Pará. Quinta-feira, 26), a administração estadual anunciou oficialmente que irá adiantar o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais. A prévia, inclusive, deve acontecer na próxima semana, antes da tradicional comemoração do Círio de Nazaré.

“O governo do Pará pagará a primeira parcela do 13º salário ao Círio de Nazaré. Nos dias 3 e 4 de outubro o pagamento será feito em conta, como acontece desde 2019. Serão beneficiados mais de 160 mil servidores ativos e inativos. E mais de 640 milhões vão relançar a economia do nosso estado”lemos na nota da gestão estadual.

Continua depois da publicidade

O governador do estado, Helder Barbalho (MDB), está em Nova York, onde participa da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ele acessou as redes sociais para confirmar que a prévia realmente acontecerá na próxima semana

“Como temos feito desde 2019, nos próximos dias 3 e 4 vamos pagar os primeiros 50% do décimo terceiro, então é dinheiro na conta, é uma injeção de recursos na economia do nosso Estado, para que possamos poder homenagear nossos servidores ativos e inativos, pagando antes do Círio e ajudando a ter um Círio ainda mais bonito para as famílias paraenses”, disse o chefe do executivo estadual.

“Isso é fruto do equilíbrio fiscal do Estado, de uma gestão eficiente que sabe homenagear os funcionários e consegue realizar obras, benefícios e cuidar da nossa população”, concluiu Hélder Barbalho.

DINHEIRO NA CONTA: foi confirmado o adiantamento do 13º salário para a próxima semana
Confirmado o adiantamento do 13º salário. (Imagem: Thalmus Gama/Ag)

Quanto vou receber?

O valor do 13º varia de acordo com cada trabalhador. Via de regra, você precisa considerar o valor do seu salário bruto e também a quantidade de meses que trabalhou neste ano de 2024.

Para saber quanto você receberá de 13º salário em 2024, basta pegar o valor do seu salário bruto e dividir pela quantidade de meses do ano, ou seja, 12.

A seguir, basta pegar o resultado dessa equação e multiplicar pela quantidade de meses que você trabalhou em 2024. Imagine, por exemplo, que você trabalhou seis meses. Nesse caso, você pegou o valor e multiplicou por 4. O resultado dessa equação é o valor do seu 13º contracheque.

Continua depois da publicidade

Caso o seu empregador opte por pagar o saldo em duas parcelas, a primeira parcela será de 50% desse valor. A segunda, a ser paga até 20 de dezembro, corresponderá aos 50% restantes menos Irpef e INSS.

As datas do 13º salário

Se o seu empregador decidir pagar o 13º salário em parcela única, lembrando que deverá ser pago até 20 de dezembro. Neste caso o cidadão recebe automaticamente na sua conta 100% do valor devido.

Mas se o seu empregador optar por pagar o 13º do seu salário em duas parcelas separadas, a primeira deverá ser paga até 30 de novembro. A segunda rodada deverá ser entregue ao funcionário até o dia 20 de dezembro, ou seja, antes das férias de final de ano.

Se o seu empregador não respeitar as datas indicadas pelo Consolidações das Leis Trabalhistas (CLT), O primeiro conselho é entrar em contato com o setor financeiro da empresa. Nesse caso, a ideia é tentar entender o argumento que a empresa faz para não pagar em dia.

Mas lembre-se: o lançamento de 13 salário dentro do prazo estabelecido pela CLT é direito do trabalhador. Mesmo que a empresa esteja passando por um período de dificuldade econômica, ela ainda tem a obrigação de repassar o saldo ao cidadão.

Caso entre em contato com o departamento financeiro da empresa e discorde do argumento apresentado, você terá o direito de recorrer ao tribunal do trabalho para tentar a recuperação do valor. Caso você não seja o único afetado por esse atraso, o grupo de trabalhadores pode entrar com uma ação conjunta na Justiça Ministério Público do Trabalho (MPT).

Propaganda
Advertisement