A Fifa divulgou, neste sábado (28/9), em cerimônia no Central Park, em Nova York, quais as cidades que serão as sedes do novo Mundial de Clubes. A competição será de 15 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos. Desse modo, como era esperado, palcos como o Hard Rock (Miami), Rose Bowl (Los Angeles) e Met Life (Nova York/Nova Jersey) foram confirmados. Então, confira abaixo as cidades:
Miami
Seattle
Los Angeles
Orlando
Atlanta
Nashville
Charlotte
Cincinatti
Washington DC
Philadelphia
New York/Nova Jersey
Mundial de Clubes
O novo Mundial de Clubes reunirá 32 clubes campeões continentais ou os mais bem ranqueados em suas confederações. Assim, o Brasil conta com três representantes. Afinal, foram campeões da Libertadores nos últimos anos: Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023). Além disso, o país ainda pode contar com mais uma vaga. Para isso, o Botafogo ou o Atlético Mineiro teria que vencer a Libertadores-2024. No momento, são conhecidos 30 concorrentes. Dessa maneira, as duas vagas que restam são exatamente para o campeão da Libertadores-2024 e para um dos Estados Unidos. Afinal, este entraria como convidado de país-sede.
Vale lembrar que a edição que conhecemos como Mundial de Clubes até 2024 é disputada pelos campeões das sete confederações e um time convidado do país-sede. Assim, passa a se chamar Intercontinental. E segue todos os anos. Já este Novo Mundial de Clubes, ou Supermundial, é uma competição que ocorrerá apenas de quatro em quatro anos.
Os 30 já classificados para o Super Mundial de Clubes
Então, veja a lista por continente.
Europa
Borussia Dortmund e Bayern (Alemanha), Real Madrid e Atlético de Madrid (Espanha), Chelsea e Manchester City (Inglaterra), Inter de Milão e Juventus (Itália), Benfica e Porto (Benfica, Porto), PSG (França) e RB Salzburg (Áustria)
América do Sul
Flamengo, Fluminense e Palmeiras (Brasil); Boca Juniors e River Plate (Argentina)
Concacaf (América Norte e Central)
Monterrey, León e Pachuca (México), Seattle Sounders (EUA)
África
Al Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Mamelodi (África do Sul), Esperánce (Tunísia)
Ásia
Al Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red (Japão), Al Ain (Emirados Árabes), Ulsan (Coreia do Sul)
Oceania
Aukland City (Nova Zelândia)
Propaganda