GERAL
Cientistas investigam se “Cometa do Século” causou explosão e tremor no Acre
A passagem do Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), apelidado de “Cometa do Século”, pela Terra na madrugada desta quarta-feira (2) pode ter sido a responsável por um fenômeno misterioso que assustou moradores de Tarauacá, no Acre.
Relatos de uma luz intensa no céu, seguida por uma forte explosão e um tremor de terra, coincidiram com a aproximação do cometa, que passou a “apenas” 104 milhões de quilômetros da superfície terrestre às 4h12min, horário citado pelos moradores.
A explicação para o fenômeno está na estrutura do cometa, composto por um núcleo sólido, uma nuvem de poeira e gases ao seu redor (coma) e uma longa cauda brilhante. Ao se aproximar do Sol, o cometa reflete sua luz, criando o brilho observado no céu.
A NASA explica que o estrondo acontece quando um objeto se move pelo ar mais rápido do que o som, criando ondas de choque que se fundem, resultando em um estrondo alto. Como a velocidade da luz é maior que a do som, as pessoas primeiro veem a luz do corpo celeste e depois ouvem o som da sua passagem, recebendo ao mesmo tempo as ondas de choque, como acontece com os raios e trovões.
Embora os serviços geológicos não tenham registrado nenhum terremoto, a coincidência entre o relato dos moradores e a passagem do cometa levanta a hipótese de que o fenômeno tenha sido causado pelo objeto espacial.