BRASIL
Brasil já tem 10 mil pontos de recarga para elétricos e híbridos
O Brasil ultrapassou em Agosto a marca de 10 mil pontos de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in. A informação é da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), baseada em informações da empresa Tupi Mobilidade. A associação não revelou quantos desses 10 mil eletropostos são de uso público e quantos são particulares.
Em Setembro foram vendidos 13.265 veículos leves eletrificados (entre elétricos puros, híbridos plug-in, híbridos convencionais e micro-híbridos). Somente os elétricos e os híbridos plug-in necessitam de pontos de carregamento das baterias. Segundo a ABVE, a marca de 10 mil eletropostos é simbólica e revela o sucesso comercial do segmento.
“Mais uma vez, os números confirmam as nossas avaliações: o aumento das vendas de veículos eletrificados está puxando um amplo ecossistema de empresas associadas à eletromobilidade nas principais regiões do país”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
“A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviço”, completou Bastos.
No acumulado Jan-Set/2024 foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, o que representa um crescimento de 113%, na comparação com o mesmo período do ano passdado (57.510 veículos).
Segundo a empresa de energia Tupi Mobilidade, a evolução dos eletropostos no Brasil nos últimos dois anos é a seguinte:
Dezembro/2020: 350
Março/2021: 500
Fevereiro/2022: 1.250
Outubro/2022: 2.862
Dezembro/2022: 2.955
Maio/2023: 3.200
Junho/2023: 3.503
Agosto/2023: 3.800
Dezembro/2023: 4.300
Março/2024: 7.758
Julho/2024: 8.800
Agosto/2024: 10.622
A ABVE tem procurado divulgar esses dados para reduzir a resistência de muitos consumidores com relação à mobilidade elétrica. A associação reúne 58 empresas relacionadas com a infraestrutura de recarga.
Apesar dos investimentos, com exceção de algumas estradas nos Estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Distrito Federal, ainda é bastante difícil encontrar oferta de recarga em rodovias brasileiras. O uso do carro elétrico em cidades ainda é muito mais prático do que nas estradas.