Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Furacão Milton: autoridades fazem alerta ‘sinistro’ para quem não deixar rota de tempestade

Publicado em

A passagem do furacão Milton levou as autoridades da Flórida, nos Estados Unidos, a emitirem um alerta ‘sinistro’ na tarde desta quarta-feira, 9. Os moradores que não evacuarem das regiões que estão na rota da tempestade devem ‘escrever nome e data de nascimento no corpo’ para que possam ser identificadas pelas equipes de resgate após a passagem do furacão.

Milton é atualmente uma tempestade de categoria 5, com ventos ferozes de até 270 km/h. A previsão é de que atinga a Flórida com força total na tarde desta quarta-feira, apenas duas semanas após a passagem do devastador furacão Helene.

O alerta temeroso é da procuradora-geral da Flórida Ashley Moody àqueles que não puderem ou não quiserem evacuar das regiões afetadas pela tempestade, segundo o Newsweek.

Continua depois da publicidade

“Você provavelmente deverá escrever seu nome e data de aniversário no braço ou perna com marcador permanente, assim os socorristas saberão quem é você quando te encontrarem”, disse Moody em entrevista coletiva.

A advogada ressaltou que o Estado ainda está lidando com os estragos causados pelo furacão Helene, que atingiu a região no fim de setembro, e corpos daqueles que não conseguiram sobreviver à tempestade ainda estão sendo achados no litoral.

Na mesma coletiva, o senador Rick Scott reiterou o alerta de evacuação: “Ninguém poderá te ajudar se você decidir ficar no caminho da tempestade”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou a população da Flórida na terça-feira, 8, para deixar suas casas como uma “questão de vida ou morte”, enquanto o Estado realiza seu maior esforço de retirada de pessoas em anos.

Onde e quando Milton deve atingir a costa

A previsão do Centro Nacional de Furacões dos EUA é de que Milton chegue à costa da Flórida como um ‘furacão extremamente perigoso’ na noite desta quarta-feira, no horário local. A principal área atingida é Tampa, região metropolitana com 3 milhões de habitantes.

Continua depois da publicidade

Meteorologistas alertam para chuvas torrenciais, inundações repentinas, ventos fortes e possíveis marés de tempestade — que ocorrem quando a água se desloca para o interior a partir da costa.

Tudo isso acontece no momento em que o governo dos EUA adverte que os esforços de limpeza após a passagem do furacão Helene podem levar anos.

Cerca de 12 mil metros cúbicos de detritos foram removidos em menos de dois dias nas áreas afetadas pelo Helene, na Flórida, de acordo com as autoridades. Centenas de estradas permanecem fechadas, dificultando os esforços para enviar ajuda às comunidades mais atingidas.

Assim como na Flórida, mortes foram registradas na Geórgia, na Carolina do Sul, no Tennessee e na Virgínia — e no Estado mais atingido, a Carolina do Norte. Até agora, Biden aprovou quase US$ 140 milhões em assistência federal.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress