POLÍTICA
Cidade do RJ que iria ter segundo turno é surpreendida por reviravolta pós eleições
A eleição municipal de São João de Meriti, cidade da Baixada Fluminense, teve um desfecho inesperado após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que anulou os votos da chapa do candidato Professor Joziel (DC). Com isso, uma retotalização dos votos garantiu a vitória de Léo Vieira (Republicanos) ainda no primeiro turno.
A anulação da candidatura de Joziel ocorreu devido ao descumprimento do prazo legal para a substituição de seu candidato a vice-prefeito, Felipe Juventude (DC). Essa decisão impactou diretamente os resultados eleitorais, já que a exclusão dos votos da chapa provocou uma nova contagem, na qual Léo Vieira passou a obter 50,91% dos votos válidos, superando o limite necessário para evitar o segundo turno.
Antes da intervenção judicial, os números indicavam que haveria um segundo turno entre Vieira, que havia conquistado 49,82% dos votos, e o deputado estadual Valdecy da Saúde (PL), que ficou com 33,01%. O Professor Joziel aparecia em terceiro lugar, com 2.624 votos.
Em discurso na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Valdecy da Saúde lamentou o encerramento antecipado da disputa, mas declarou que respeita a decisão da Justiça Eleitoral e que continuará focado em seu mandato parlamentar.
“Foram 40 mil votos de diferença, e vai prevalecer a decisão do povo. Seguirei em frente de cabeça erguida porque ‘combati o bom combate’”, afirmou o deputado.