RIO BRANCO
Professor da UFAC é suspenso por 54 dias após ataques verbais a alunos
O professor de Geografia Cristovão Henrique Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi suspenso por 54 dias após uma série de denúncias de alunos, que o acusam de comportamento inadequado em sala de aula. As denúncias, que incluem xingamentos, desrespeito e declarações ofensivas, foram corroboradas por áudios gravados durante as aulas e enviados ao portal de notícias.
De acordo com os áudios, o professor teria se referido ao curso de Geografia como “curso de pobre”, além de proferir xingamentos e ameaças aos alunos. “O professor dizia que o curso era para pobre, que aluno tinha que se matar mesmo, que nem para a geografia não servia”, relata um estudante, que prefere não ser identificado. “Ele chamava a gente de vagabundo, de preguiçoso”, completa.
A reitoria da UFAC, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira, 7, decidiu suspender o professor por 54 dias, alegando que sua conduta não era compatível com a moralidade administrativa, além de não tratar as pessoas com urbanidade e promover manifestação de desapreço no ambiente de trabalho.
Apesar da suspensão, os alunos se mostram insatisfeitos com a decisão da reitoria. “Entramos também com um processo no Ministério Público Federal”, afirma um dos estudantes. “Quer dizer que o estudante passa por tudo isso, para o professor ser afastado por apenas 54 dias e depois voltar ao âmbito acadêmico normal? Estamos indignados”, completa.
O professor Cristovão Henrique Ribeiro da Silva foi procurado para se pronunciar sobre o caso, mas não respondeu até o momento. O espaço permanece aberto para que o professor possa se manifestar sobre as acusações.
Este caso levanta questões importantes sobre o papel do professor na formação de alunos e a necessidade de um ambiente de aprendizado respeitoso e livre de bullying e humilhação. É fundamental que as instituições de ensino garantam a segurança e o bem-estar dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem positivo e construtivo.
As denúncias de alunos contra o professor Cristovão Henrique Ribeiro da Silva demonstram a importância de se combater o discurso de ódio e a violência verbal em qualquer ambiente, especialmente no contexto acadêmico. É preciso que a UFAC tome medidas eficazes para garantir que casos como esse não se repitam e que os alunos se sintam seguros e respeitados dentro da instituição.
Ouça os áudios abaixo: