Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Maior Superlua do ano brilha nesta quinta-feira

Publicado em

Prepare-se para um espetáculo astronômico! Hoje, 17 de outubro, a superlua será visível em seu esplendor, parecendo maior e mais brilhante do que o habitual. Este fenômeno ocorre quando a lua está no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, a aproximadamente 357.364 quilômetros de distância, em comparação com a média de 384.400 quilômetros.

A lua cheia, que acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, ilumina 100% da face visível do satélite. Durante os dias de céu claro, já é possível ver a lua com um tamanho notável, atraindo a atenção de todos que a observam.

O Que é Superlua?

Continua depois da publicidade

O termo “superlua”, embora popular, não é cientificamente padronizado. Criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, o termo se refere a luas cheias que ocorrem quando a Lua está no perigeu ou até 90% próxima dele. A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica que as definições sobre a distância que caracteriza uma superlua podem variar entre instituições astronômicas.

De acordo com Nascimento, o fenômeno pode ocorrer durante as fases cheia ou nova, aparecendo de uma a seis vezes por ano. A órbita lunar é elíptica, o que significa que a distância entre a Terra e a Lua muda constantemente.

Observação da Superlua

Durante a superlua, os observadores poderão notar um brilho mais intenso da Lua. O fenômeno será visível em todo o mundo, desde que as condições climáticas sejam favoráveis. Todas as luas cheias surgem no horizonte a leste quando o Sol se põe a oeste, permitindo que a Lua permaneça visível durante toda a noite.

A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, enquanto a última será em 15 de novembro. A superlua de hoje será a mais próxima da Terra deste ano. Vale lembrar que, apesar do seu tamanho aparente, a Lua não aumenta fisicamente; o fenômeno é uma questão de perspectiva.

Dicas para a Observação

Continua depois da publicidade

Para maximizar a experiência de observar a superlua, recomenda-se encontrar locais afastados dos centros urbanos, onde a poluição luminosa é menor. Assim, você poderá admirar o satélite natural em todo o seu esplendor.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress